segunda-feira, 6 de julho de 2009

Não seremos mais seduzidos !


Eles hoje sabem que foram usados.

Quando hoje alguns falam sem nunca terem vivido ou até pouco lido sobre certas fases por onde muitos lutaram pela democracia e liberdade que hoje temos, não podem mensurar de que lado estava a verdade.

Não se nega as boas intenções dos militares, mas sempre disse que eles foram usados por muitos civis sem muito escrúpulo, dando entender de que estavam a seu lado, mas no fundo foram se apoderando do poder e tudo que pudesse ocorrer de errado era debitado aos militares, dando a entender que não eram bons gerenciadores.
Tiveram a adesão de muitos caciques da velha politica e, quando já no final da era militar, devagarinho foram debandando para uma outra margem do rio, criando novos partidos, tudo num sentido de arranjarem outro barco para navegar. Os pobres e muitos bem intencionados militares ficaram com a marca da violência. Anos depois, muitos subiram em palanques atacando aqueles que um dia foram "fieis", mas penso que mais por interesses.
Por outro lado, contra a bruta ditadura, muitos outros morreram ou ficaram marcados como comunistas ou outros nomes que quiserem dar, mas era os que tinham e ainda têm o senso de justiça e olhar para os menos favorecidos pela sorte, em favor dos explorados pelo poder econômico, pelos "donos do país".
Se bom ou não, os militares foram usados pelos gananciosos e tiveram contra si um grande parcela do povo que aos poucos viu que a liberdade estava ameaçada e que deveriam lutar contra isso.
Uma coisa difere em muito dos que combateram até o meado de 1964 até 1985. Durante 25 anos teve uma mídia muito forte a favor do poder, mas depois, juntamente com outros que foram largando o barco, desejaram dar a impressão de estava ao lado dos de menos poder de fogo, as classes fora dos castelos econômicos.
Os que verdadeiramente lutaram contra a ditadura, não tiveram a manuseá-los as imagens coloridas das TVs. incentivando como em 1992. Naquele ano, a meninada usada imaginava estar como se fazendo um teste. Tivemos muitos também com boas intenções, mas não como no passado quando o "cassetete cantava". Muito diferente!
Hoje nossos militares, vezes ou outra dão a entender que não mais estarão a serviço de interesses econômicos. O Brasil outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.