sábado, 13 de junho de 2009

Não mexam com a Leoa. Ela está doce, mas...cuidado!

Acho melhor deixarem a Leoa quieta!

Sabe de uma coisa? Eu até gostaria que a Dilma continuasse como antes de sua doença, a qual a deixou mais leve, mais doce, até pode-se dizer, como alguns já me disseram, muito mais meiga.

Sei bem o que seja isso. Guardadas as devidas proporções, quem trabalha com vontade e garra, sente muita pressão de si mesmo e isso, também, devia ser o caso da Ministra que nesse período de convalecênça, ficou mais leve.

Mas que não se enganem os seus detratores, e não tentem novamente fazer o que tentou certa midia. Ela voltará a ser a leoa ferida novamente. É assim que gosto dela.


É por isso que Petrobrás tem que ter seu blog

É por esse e outros motivos que a Petrobrás tem que realmente ter o seu blog. Ela já fez esse comunicado anteriormente à imprensa, mas poucos foram os que publicaram suas justificativas.
Por outro lado, os "fracotes" deputados e senadores do PT, se escondem e não fazem a devida defesa da nossa Petrobrás.
Pedro Bueno.

Carta ao jornal Valor Econômico

Junho 12, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Demonstraremos que ao contrário do artigo “Manobra contábil da Petrobras é usada por grandes empresas, sugere estudo”, publicado na edição do jornal Valor Econômico de hoje, 12/06/2009…..
Não há utilização de manobra contábil na Petrobras
Os créditos tributários líquidos decorrentes da variação cambial são de R$ 1,14 bilhão e não R$ 4 bilhões;
Créditos tributários decorrem de pagamento a maior de imposto e, portanto não há como gerá-los pela vontade da empresa;
A Petrobras não deixou de pagar tributos para reforçar seu caixa;
Compensar tributos é uma forma legítima de pagá-los;
Compensar tributos não é uma forma de financiamento, equivalente a acesso a crédito;
Não há proporcionalidade exata entre a variação do PIB e a arrecadação.
Leia o resto deste post »
Tags: , , Publicado em Respostas à Imprensa 39 Comentários »

Eu tenho tanto/pra lhe falar........ (RC)


Coisas engraçadas, mas sérias:

Sutilmente Aécio já é o Vice de Serra (Observe quando ele diz: Serra e eu....).

Também, sutilmente, falam de 2010. Essa conversa de estarem sempre dizendo (Estamos trabalhando e não pensamos em eleições, sempre foi uma balela).

A oposição fica nervosa quando se fala em terceiro mandato. Dá arrepios neles.

Lula já está com saudades. Acho que vai ficar mesmo! Também em pouco tempo, se Serra vencer, quem ficará com muitas saudades vai ser o povo, principalmente os mais pobres.

Essa do Mantega......

A do Ministro inglês, tão elogiado pela nossa imprensa do contra......



Quem parte leva saudades/quem fica, fica chorando de dor....
Eu tenho tanto/pra te falar/mas em 2010/você será meu vice....

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Até que enfim apareceu quem falasse de Arthur Virgilio

Espero que este comentário não choque com outros anteriormente gravados e vire uma salada para quem estiver ouvindo.

Mas,se não der certo, vou procurar uma maneira para nunca perder o que disse esse Professor, ou melhor: nunca ouvi ninguém contrapor com o senador Artur Virgilio, o ventríloco de FHC.

Lá no Senado, faz seus discursos em momentos em que não tem ninguém para contrariá-lo e então, fica fazendo figurinha com demais do seu partido, o PSDB


O que disse FHC. Tirem suas conclusões.

O ex-presidente FHC, um homem muito inteligente, que fala coisas de forma que as vezes seja necessário ver o vídeo por mais de uma vez.

Os entrevistadores, alguns deles, sempre foram admiradores de FHC e por essa rezão, levam FHC a dar respostas ao gosto da classe mais bem aquinhoada, que são os telespectadores desse programa. Imagino se ele se pronunciaria da mesma forma em público mais heterogênio.

Jornais em queda de vendas......




DIMINUI A QUANTIDADE, MAS AUMENTAM A PUBLICADADE? Ou é a Internet?




Os últimos dados sobre a circulação média de jornais divulgados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) para o mês de abril, e o tipo de jornalismo que continua sendo praticado pelos principais jornalões brasileiros, trouxeram à memória uma música de Paul Simon, muito popular nos anos 1970. Lançada em 1973, mesmo ano das audiências do caso Watergate no Congresso dos EUA, o refrão de Loves me like a rock ("gosta de mim tanto quanto um rock") repetia: "who do you think you´re fooling?" (quem você pensa que está enganando?) [ouça aqui a gravação original].
A circulação dos jornalões
Dados do IVC revelam que a Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo perderam, respectivamente, 10,84%, 7,75% e 16,93% de circulação média diária em abril de 2009, se comparada aos números de abril de 2008. Nenhum deles atinge a circulação de 300 mil exemplares diários. Os números arredondados são, respectivamente, 289 mil, 259 mil e 214 mil exemplares (role a página e veja aqui matéria "Circulação de jornais cai 6,7% em abril").
Se supusermos que cada exemplar é lido, em média, por quatro (?) pessoas, o maior jornalão brasileiro teria hoje cerca de 1 milhão, 156 mil leitores/dia. Isto significa atingir potencialmente cerca de 0,604% do total estimado da população brasileira, que é de 191.231.246 habitantes (cf. IBGE, em 4/6/2009).
Considerando esses números em perspectiva histórica, verifica-se que, apesar do crescimento da população alfabetizada, há uma tendência clara de queda nos últimos anos. No ano 2000, a Folha tinha uma circulação média de 429.476 exemplares/dia, O Globo de 334.098 e O Estado de S.Paulo, 391.023. Por outro lado, a pesquisa sobre "O Futuro da Mídia", recentemente divulgada, revela que, entre nós, ler jornais (impressos ou online) é apenas a 10ª fonte de entretenimento preferida (ver "A mudança sem retorno").
Na verdade, os dados do IVC apenas confirmam o que já se sabia: os jornalões, cada vez mais, circulam apenas entre parcela muito reduzida da elite letrada brasileira. Apesar disso, os números não parecem assustar o representante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que considera "a situação passageira (...), reflexo da situação da economia (sic)". E, paradoxalmente, também não parecem incomodar aos próprios jornalões.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quanto nos custa Senadores, deputados e outros...

Até acho que certa imprensa é exagerada quando têm interesses políticos. Que não me venham com hipocrisia, pois já passamos desse tempo em que acreditávamos nos "bons de goela", aqueles politicos que impostavam a voz, quando dava uma entrevista, ou quando faziam um pronunciamento. Mudou isso? Não, pois lá estão os mesmos.

Há os tipos bonachão, como Heráclito Fortes, que até assusta criancinhas que o confundem com alguma coisa que passam na TV, em horário infantil.

Há os tipo "valentinhos", como Arthur Virgílio, que até ameaçar em bater em Presidente da República já o fez.

Quando mudaremos isso?

Há aqueles tipos Mão Santa, que gosta de filosofar e enaltecer qualquer colega, quando anuncia seu nome para ocupar a tribuna. (Até mesmo inimigos).

Enfim, lá no Senado, principalmente, temos gente com mais de 50 anos ocupando lugar de outros que estão aqui fora, mas não tem o poder econômico ou alguém que os "banquem" numa campanha eleitoral

Há os que podem até ser honestos, mas são como "carro velho" de colecionador: não saem do lugar, ou melhor: da garagem e estão ficando mais velhos e nos dando despesas e mais despesas.

Há aquele, mesmo tendo sido prefeito, governador de estado e agora senador, que vai à tribuna fazer discurso de honesto, mas que conviveu e continua convivendo até hoje, com o partido que escolheu, mas dizendo que o PMDB é um partido de grande número de desonestos. Se já está lá por mais de 40 anos, por qual razão somente agora faz essas denúncias? A troco de quê? Levou 40 anos para dizer isso, mas permanece no partido? È por isso que não acredito nele. A imprensa partidária aproveitou o momento e deu-lhe holofotes até onde lhe interessava. Agora sumiu.

Dentre vários outros, temos o campeão de holofotes e CPIs., o Álvaro Dias. Esse até bom ver o vídeo, que traduz melhor o quanto nós pagamos para ter essa gente somente cuidando de seus interesses à nossas custas.

ESSE VIDEO JÁ ESTÁ DEFASADO.


Emquanto isso, Merval diz.....

..........o PT acabou!
Isso quem disse foi Merval Pereira no seu comentário no dia 10 de junho de 2009, pela Rádio CBN, às 12:15, no programa do Sardenberg, baseado na opinião de Monte Negro, do IBOPE.

04/06/2009
Maior que a crise

Lula é o primeiro presidente pobre do Brasil.
Só isso lhe dá uma vantagem extraordinária sobre seus antecessores, já que governar o Brasil ainda é, essencialmente, governar pobres.
Lula sabe muito melhor que seus antecessores o que essa maioria esmagadora e esmagada quer. Um visionário orgânico. Por isso sua defesa do assistencialismo, do salário mínimo, da inflação baixa, da estabilidade. Daí sua popularidade.
A crise pouco arranhou sua aprovação popular. De 70% de ótimo/bom em novembro, Lula caiu a 65% em março, mas logo voltou a subir para 69% em maio, revela o Datafolha.
Ou seja, a maior crise econômica global em décadas parece ter sido mera marola para a aprovação do presidente.
E o país ainda se sai relativamente bem na crise. O sistema financeiro, epicentro da hecatombe global, aqui está forte e nos fortalece, apesar da demonização estúpida dos banqueiros. O soluço dos bancos pequenos foi bem resolvido pelo Banco Central, sem a necessidade de gasto público. O crédito voltou, mais competitivo, e avança no essencial setor imobiliário. As desonerações de carros e outros bens de consumo seguram uma parte da indústria ao menos, e o PAC, mesmo lento, já movimenta alguns grandes canteiros pelo país.
Bons economistas preveem o PIB brasileiro crescendo a um ritmo de 5%, 6% perto da eleição presidencial de 2010. O Brasil pode sair maior do que entrou na crise. Lula também.
Acredito na análise de Kennedy Alencar, de que o petista não quer o terceiro mandato consecutivo. Mas ele será uma sombra inescapável na disputa pela sua sucessão. O PT terá ainda a máquina pública, cada vez maior e mais aparelhada, e um programa de obras, o PAC, cheio de licitações e oportunidades.
Ah, e uma oposição frouxa.
O caminho para Dilma Rousseff nunca esteve tão aberto. Só vai depender dela.

Sérgio Malbergier é editor do caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo. Foi editor do caderno Mundo (2000-2004), correspondente em Londres (1994) e enviado especial a países como Iraque, Israel e Venezuela, entre outros. Dirigiu dois curta-metragens, "A Árvore" (1986) e "Carô no Inferno" (1987). Escreve para a Folha Online às quintas.E-mail: smalberg@uol.com.br

Rodoanel, na publicidadade diz que é de São Paulo

COISAS DE POLITICOS

Serra esteve com Lula recentemente e recebeu apoio para que o governo liberasse mais 300 milhões de reais, afim de que a obras do Rodoanel fossem concluidas e sua inauguração em março de 2010, como uma grande obra de seu governo. (Vamos ver se ao menos convida Lula).

Apelido: Bueninho - 11/6/2009 - 6:00
MAS A PUBLICIDADE DE SERRA sobre o Rodoanel não diz que é em parceria com o governo federal. Um terço do dinheiro é federal e restante BNDES ou empréstimos externos avalizados pelo governo federal, que soma-se ao total da nossa dívida externa. Mas não deixa de ser uma grande obra iniciada por Covas.
Por outro lado. aí se observa que Serra é mais esperto do que foi Alckimin, quando governou São Paulo. Não se entrosou com Lula, assim também como Aécio. Como Lula já disse: "fui eleito para governar para todos".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quercia em 1994 - Roda Viva.


INIMIGOS HOJE, AMIGOS AMANHÃ !

Estava a procura do vídeo da entrevista de Sérgio Gabrielle, Presidente da Petrobrás e encontrei esta pérola de 1994, no mesmo programa Roda Viva. Um jornalista, se não me engano da Globo (se não for retiro) e o ex-governador de São Paulo Orestes Quercia,quando se candidatou à Presidência da República, em 1994, quando o vencedor foi Fernando Henrique Cardoso. Mas continuando, houve um sério bate-boca entre Quércia e o Jornalista.

A vida é assim em politica e não muito misteriosa. Naquele ano Quercia estava sempre entrando em choque com o PSDB e agora, 2009, vai apoiar o candidato Serra, nas eleições de 2010. De fato em politica é mesmo uma Roda Viva.

João Saldanha não tinha papas na língua.


Que bom, agora terei mais um blog para ler, que é o blog do "Canal 100". Vi e li e ouvi pouco mais de cinco minutos sobre coisas de João Saldanha, o cronista, comentarista, técnico de futebol e o que mais quisermos falar sobre João Saldanha.

A desavença que ele teve com o Presidente Médice foi até engraçada a sua "tirada": "O Senhor escala os seus Ministros e eu escalo o meu time". Pronto: demitido do cargo de técnico da Seleção .


Rodoanel, na publicidadade diz que é de São Paulo


Afinal, de quem é a obra?

Me parece que na publicidade que está sendo divulgada, quem está fazendo é o governo de São Paulo. Estou apenas estranhando.

Mais da metade das obras do Rodoanel estão concluídas
As obras no trecho sul do Rodoanel Metropolitano de São Paulo, mais conhecido como Rodoanel, estão em ritmo acelerado. Esse trecho, que tem início no trevo da Régis Bittencourt (BR-116) e estende-se até Mauá, em um total de 61,4 quilômetros, já tem 56% das obras executadas. O trecho sul ligará o trecho oeste do Rodoanel ao Grande ABC, além de interligar três grandes rodovias: Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160) e a BR-116.
A obra do trecho sul do Rodoanel de São Paulo é executada pelo DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S.A - em parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes). É uma das prioridades do PAC, no modal rodoviário.
Essa obra, quando concluída, permitirá retirar o tráfego pesado de caminhões de dentro da cidade de São Paulo e dará maior fluidez ao transporte de cargas, causando menos interferência no tráfego local.
O custo total do empreendimento gira em torno de R$ 4 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 2,8 bilhões de recursos estaduais. A conclusão das obras da Rodoanel está prevista para março de 2010.
19/11/2008


ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT

terça-feira, 9 de junho de 2009

Dilma já começa a preocupar a oposição


Atenção, já começa a esquentar!
As ultimas pesquisas já dão a Ministra Dilma, 20% nas intenções de votos. Para quem nem se cogitava ser uma canditata à Presidência, e de saída já estava com apenas 3%, isso em outubro de 2008, e agora alcança 20% não se pode negar que tem mais ainda que avançar e isso já incomoda a oposição.

O fato que Dilma ainda não fez um discurso mais consiso para as mulheres, que estão ainda sem pensar em eleições, mas que ao chegar o momento darão todo apoio à Dilma. Se até setembro alcançar 30%, então a guerra vai ser demolidora.


FHC preocupado com Lula no piloto automático.

NÃO CONSIGO ENTENDER QUAL A DE FHC

Às vezes fico sem entender o que dizem determinados homens públicos, com grande conhecimento da vida nacional e de alto nível intelectual, como o ex-presidente FHC.

Numa reportagem no jornal O Globo deste dia 09 de junho, página 21, FHC que tem receio do que está ocorrendo na economia brasileira e que “Lula está no piloto automático”.

Que tudo que está sendo feito, está se jogando para 2011, ou seja: para o próximo governo, que espera que seja do PSDB.

Diz que o atual governo esta aumentando gastos correntes num momento de queda de arrecadação. Acha que poderá haver desequilíbrio financeiro, e isso possa gerar inflação e aumentos de impostos e de inflação.

FHC se esqueceu de que foi no governo dele que a carga tributária que era de 27% e a deixou para o governo Lula em torno de 35,5%. Hoje com Lula não reduziu, mas se encontra em torno 37,5%, que convenhamos é altíssima, sem dúvida.

Mas, por outro lado, acha que, apesar da recessão, o país está se saindo muito bem. Que a economia está mais robusta.

Quanto aos juros, em seu governo teve o maior pico que foi de 26,5%, quando passou o bastão de Presidente para Lula, em janeiro de 2003. No governo Lula os juros estão prestes a caírem ao patamar de um dígito.

Inflação FHC ao deixar o governo, era de 13%, sendo que Lula está prestes a deixar para o próximo governo em torno de 4,5%

Se o governo Lula gasta muito, como diz FHC, hoje a dívida interna está em torno de 36%, muito diferente do que deixou FHC, em 58%. Como agravante FHC quando pegou o governo essa dívida era o que está hoje: 36% do PIB.

A Balança Comercial, mesmo em momento de forte crise mundial, deve ter um saldo positivo de mais de 20 bilhões de dólares, diferente de vários anos do governo de FHC, que não chegava a esses valores. Evidentemente para o governo Lula esse ano não será bom neste quesito, se verificarmos que já teve saldo de mais de 40 bilhões de dólares.

Mas um grande feito deste governo foi saldar toda dívida com o FMI e Club de París, fato que encheu de alegria todo o povo brasileiro, pois não vamos mandar Ministros até esse órgão de pires na mão, pois nem os juros pagavam que eram acrescidos ao principal.

A divida externa hoje está controlada, sendo que as nossas reservas agora são muito superiores, chagando a 205 bilhões de dólares, que se deve dizer que nela estão incluídos empréstimos de prefeituras e governos estaduais, mais de empresas que o governo age como avalista e também feito pelo próprio governo central.

9 de junho de 2009

Não estão mesmo pensando em 2010??



A nota abaixo copiei do blog do ex-prefeito César Maia. Eles continuam dizendo que não estão fazendo politica para 2010. O governador de São Paulo também diz e que está é trabalhando por São Paulo, mas está fazendo reuniões lá no Palácio Bandeirantes. Muito engraçado esse pessoal.
--

DEM-PSDB FICOU POR UM TRIZ! BAHIA QUASE DERRAMOU O CALDO!
1.Ontem, em SP, com a presença dos presidentes do DEM e do PSDB, do governador Serra e do ex-governador Paulo Souto, foi fechado o acordo na Bahia, que, se não realizado, poderia ter desfeito a aliança DEM-PSDB. A posição do DEM, definida em reunião no Rio, informada com exclusividade por este Ex-Blog, foi levada a SP ontem e ratificada. Um passo fundamental para 2010.

2. (FSP) Pelo acordo -sacramentado na tarde de ontem, no gabinete de Serra-, o ex-governador Paulo Souto (DEM) será o candidato da aliança no Estado. "Souto é o nosso candidato", disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), avalista do acordo. Segundo o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), Serra afirmou que "Souto será o condutor do processo eleitoral no Estado".


Miriam mais uma vez errou feio e não emenda!


Este comentário dela foi antes da divulgação do PIB. (vídeo).


Enviado por Míriam Leitão -
9.6.2009

8h14m
BOM DIA BRASIL

PIB do 1º trimestre é um olhar para o passado
No começo do ano, eu disse que a economia estava em recessão. Mas quando o número sai, sempre há uma defasagem. É a confirmação de que a economia brasileira encolheu no primeiro trimestre. Encolheu forte. O número deve ficar em torno de 2% frente ao último trimestre de 2008 e 3% ante o primeiro trimestre do ano passado.
Ontem, estive com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Fórum GloboNews. Depois, almocei com ele. À noite, estive em um jantar onde estava o presidente Lula. Conversei com os dois sobre economia. Eles acham que esse trimestre que estamos vivendo agora é melhor.
Mantega acha que esse trimestre ficará algo de 0,5% em relação ao último, ou seja, uma pequena recuperação. Depois, a economia vai acelerar.
O presidente Lula disse que há vários sinais – e ele tem contato com empresários – de que a economia está se recuperando, mesmo na indústria, que sentiu mais fortemente o impacto.
EU:
Mas o que Miriam Leitão e outros mais esperavam não ocorreu. Houve sim uma queda, mas infinitamente menor que “OS URUBUS DESEJAVAM”. A queda foi de 0.8%, muito aquém dos “grandes sábios” da nossa imprensa do contra.
Agora Miriam vai culpar os analistas das empresas que lhes passam dados e não ela e o seu colega de “urucubaculândia”, o Sardenberg.


PSDB sempre faz ameaças.


Quem falou foi Otavio Leite, do Rio de Janeiro, mas como o mais famoso e predileto de FHC é mesmo o Senador Arthur Virglio, então vai aí sua foto chorando não se sabo a razão!

CPI: tucano diz que vai obstruir sessão no Congresso.

O líder da minoria no Congresso, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) anunciou que vai obstruir a sessão conjunta da Câmara e do Senado marcada para as 12 horas desta terça-feira. O deputado afirmou que não aceitará nenhuma votação na sessão do Congresso enquanto o governo insistir em destituir o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder tucano do Senado, do cargo de relator da CPI das ONGs e não instalar a CPI da Petrobras."Sem entrar no mérito das propostas (projetos da pauta), vamos preliminarmente obstruir as votações", afirmou Leite. Na pauta da sessão desta segunda constam sete projetos de crédito especial. Um deles destina R$ 6 bilhões para o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida". Outro prevê R$ 492 milhões para a Secretaria Especial de Portos destinados à execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Depois aparece um que diz: Não, o PSDB não quer prejudicar o país.........


FHC diz: Falar que eleições ainda é cedo. Será que ele acha mesmo que o brasileiro é idiota? Nas verdade o PSDB está é mais se parecendo com ele próprio, que não sabia se ia com Geraldo Alckimim ou Serra em 2006 e agora a coisa se repete entre Serra e Aécio.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gastos nas mÍdias menores aborrecem os jornalões



RESPOSTAS DE FRAKlIN MARTINS.
Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
Para que criar fantasmas?
FRANKLIN MARTINS
A Secom adota hoje o princípio da mídia técnica: a participação na publicidade é proporcional à circulação ou à audiência. NA ÚLTIMA semana, alguns colunistas e políticos da oposição abriram baterias contra a regionalização da publicidade do governo federal. Não gostaram de saber que os anúncios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), até 2003 concentrados em apenas 499 veículos e 182 municípios, em 2008 alcançaram 5.297 órgãos de comunicação em 1.149 municípios - um aumento da ordem de 961%.Por incrível que pareça, conseguiram enxergar nesse saudável processo de desconcentração um ardiloso mecanismo de corrupção dos jornais e rádios do interior. Essa seria a explicação para as altas taxas de avaliação positiva do presidente Lula, registrada pelos institutos de opinião. O raciocínio não tem pé nem cabeça. Vamos aos fatos. As verbas publicitárias de todos os órgãos ligados ao governo federal permaneceram no mesmo patamar do governo anterior, em torno de R$ 1 bilhão ao ano. Desse total, 70% são investidos por empresas estatais, que não fazem publicidade do governo, mas de seus produtos e serviços, para competir com companhias privadas. Além disso, os ministérios e autarquias, que respondem por 20% da verba publicitária federal, não podem fazer propaganda institucional, só campanhas de utilidade pública (vacinação, educação de trânsito, direitos humanos etc.). Apenas a Secom está autorizada a fazer publicidade institucional. Para esse fim, seu orçamento é igual ao do governo anterior (cerca de R$ 105 milhões).Não houve aumento de verbas. O que mudou foi a política. Em vez de concentrar anúncios num punhado de jornais, rádios e televisões, a publicidade do governo federal alcança agora o maior número possível de veículos. Pelo mesmo custo, está falando melhor e mais diretamente com mais brasileiros. Acompanhando a diversificação que está ocorrendo nos meios de comunicação. A circulação dos jornais tradicionais do eixo Rio-São Paulo-Brasília, por exemplo, está estagnada há mais de cinco anos, próxima dos 900 mil exemplares. No mesmo período, conforme o Instituto Verificador de Circulação, os jornais das outras capitais cresceram 41%, chegando a 1.630.883 exemplares em abril. As vendas dos jornais do interior subiram mais ainda: 61,7% (552.380). No caso dos jornais populares, a alta foi espetacular, de 121,4% (1.189.090 exemplares).Por que deveríamos fechar os olhos para essas transformações? A Secom adota hoje o princípio da mídia técnica: a participação dos órgãos de comunicação na publicidade é proporcional à sua circulação ou audiência. Houve época em que eram comuns distorções, às vezes bastante acentuadas, a favor dos grupos mais fortes. Isso acabou. Esses critérios técnicos, amplamente discutidos com o TCU e entidades do setor, têm favorecido a democratização, a transparência e a eficiência nos investimentos de publicidade do governo federal. Não há privilégios nem perseguições. Tampouco zonas de sombra. Muito menos compra de consciências. É importante ressaltar ainda que a comunicação do governo não se dá principalmente pela publicidade. Esta apenas presta conta das ações mais importantes e consolida algumas ideias-força. O governo comunica-se com a sociedade basicamente por meio da imprensa, respondendo a perguntas, críticas e inquietações. Para ter uma idéia, em 2008 o presidente Lula deu 182 entrevistas à imprensa, respondendo, em média, a 4,8 perguntas por dia, incluindo fins de semana e feriados. É pouco provável que exista um chefe de governo no mundo que tenha conversado tanto com a imprensa quanto o nosso. Atendendo a todo tipo de imprensa, pois não existe no Brasil só a imprensa do eixo Rio-São Paulo-Brasília. São várias, com percepções e interesses diferentes. Cada uma fazendo o jornalismo que lhe parece mais apropriado e se dirigindo ao público que conseguiu conquistar. Exemplo: quando Lula lançou em São Paulo o atendimento em 30 minutos aos pedidos de aposentadoria no INSS, os grandes jornais não destacaram o fato. Mas o tema foi manchete de quase todos os jornais populares e diários das demais capitais. O que para uns foi nota de pé de página, para outros foi a notícia do dia.Por tudo isso, temos que ficar atentos às mudanças na forma como os brasileiros se informam. O crescimento da internet é um fenômeno que abre extraordinárias possibilidades e lança imensos desafios. Não podemos fechar os olhos para a realidade: os jovens, cada vez mais, buscam informações nos portais, nos blogs e nas redes sociais da internet. Por último, não se sustenta o raciocínio de que as altas taxas de aprovação do governo Lula teriam a ver com um arrastão de compra de jornais e rádios no interior. Basta recorrer ao último Datafolha, que atribui 67% de ótimo e bom para o governo federal nas regiões metropolitanas e 71% no interior. A diferença está situada dentro da margem de erro da pesquisa. Os números são praticamente os mesmos. O resto é preconceito. O mais provável é que as altas taxas de aprovação do governo tenham uma explicação bem mais simples: a maioria da população está satisfeita com seu trabalho. É legítimo que aqueles que não concordam com tal percepção recorram à luta política para mudá-la. O debate faz parte da democracia. E faz bem a ela. Mas é necessário criar fantasmas?
FRANKLIN MARTINS, 60, jornalista, é ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Artigo publicado na Folha da São Paulo em: TENDÊNCIAS/DEBATES
Câmara de vereadores de Belo Horizonte M.G

Ambulância Um dos bons exemplos da falta de controle dos gastos da verba indenizatória parte do próprio ex-vereador Sérgio Balbino. Ele conta que não tinha como gastar todo o dinheiro extra e, então, teve a ideia de alugar cinco veículos, que foram usados como ambulâncias durante seu mandato. “Realmente, usei todo o recurso, aplicando de volta na comunidade. Não sei por que as críticas”, afirmou. Na verdade, para o MP, o dinheiro não está simplesmente retornando à comunidade, mas sim sendo usado para campanha do próprio parlamentar, que tem o apelido de Balbino das Ambulâncias.No olho do furacão, o ex-vereador põe ainda mais pimenta no caldeirão de escândalos lembrando que o desvio da verba indenizatória tem sido acobertado também por notas de gráficas. Ele diz que ao encomendar cartões de uma delas, usualmente fornecedora para outros parlamentares, recebeu a proposta do fornecimento de notas com valores superiores aos serviços prestados para dar legalidade a gastos não autorizados ou não cobertos por documento fiscal. Balbino das Ambulâncias forneceu ao MP o nome de uma das empresas para apuração. “Pretendia fazer cartões de apresentação e quando procurei por ela recebi de cara a proposta. Recusei porque meu pedido não ultrapassava a casa dos R$ 2 mil”, disse.Entretanto, a prática do fornecimento de notas frias parece ser mais comum do que se pode imaginar na Câmara Municipal de Belo Horizonte. As investigações apontam que uma outra gráfica teria fornecido a um vereador uma nota fiscal de valor superior a R$ 12 mil, quantia muito próxima dos R$ 15 mil da verba indenizatória. Assim como as gráficas, para justificar o gasto do dinheiro público são apresentados documentos fiscais de promoção de churrascos, pagamento de seguro obrigatório, IPVA – hoje proibidos – e gasolina, entre outros.
fonte: UAI.

A crise de Miriam Leitão

Ela está cansada e por isso vê tudo muito perigoso à sua frente.
Crise
Vendas em supermercados começam a piorar
O primeiro quadrimestre foi bom. Mas em maio a situação começou a mudar. Não há exatamente queda de vendas, mas aumentaram as vendas a prazo, e começam a ser procurados produtos mais baratos. Quem contou foi o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, Sussumu Honda.
Nos primeiros quatro meses as vendas nos supermercados cresceram 5,7%. Isso é uma queda do ritmo de 8% que crescia no ano passado, mas é muito bom para um período de crise. Ainda mais que houve uma deflação de 0,7%, o que significa que se o faturamento caiu, apesar da queda dos preços, é porque a alta foi ainda maior.
Sussumu Honda disse que aumentaram as vendas de produtos que se consome em casa:
-Sorvete de dois litros a família compra para consumir em casa, salgadinhos sólidos a família compra para comer em frente a televisão na hora do jogo. Coisas assim têm aumentado a venda. Esses e outros sinais mostram que as famílias estão cortando a refeição fora de casa e aumentando as compras para alimentação em casa - disse ele.
Sussumu Honda diz no entanto que os primeiros dados que estão sendo compilados sobre as vendas de maio, não estão tão bons quanto nos primeiros quatro meses do ano.

A matéria acima foi escrita por Miriam Leitão no jornal O Globo de cinco de junho 09;
Comentários de leitores da coluna de Miriam Leitão
Nome: Julio Brant - 5/6/2009 - 11:09Me impressiona o quanto a imprensa nacional, em especial a sua coluna, tem o prazer e quase o dever de dar notícias ruim. Elas têm que ser dadas. Mas não com todo esse peso. Criando terror, apostando contra o país. A imprensa estrangeira, qualificada no assunto, como a The Economist, da qual também sou assinante, acredita mais no Brasil do que vocês. Deveriam rever sua postura sob pena de perder a credibilidade. Não sou Lula e nem muito menos PT, mas está cada vez mais evidente a campanha de sua coluna contra o governo e, conseqüentemente, contra o Brasil.


Apelido: LeoNatal - 5/6/2009 - 7:39Francamente, é como um amigo escreveu aí em baixo: Antes de ler este blog tem que tomar um calmante!As vendas cresceram 5,4% nos 4 primeiros meses e a blogueira coloca um título bem parcial: "Vendas começam a piorar"Como assim começam a piorar? Será que esta "super" queda de 2,6% não tem a ver com a chegada do inverno ou outro fator? Francamente, pergunta em todo o mundo qual o setor que conseguiu crescer 5,4% nestes 4 meses!Só no Brasil mesmo! E a crise virou marolinha mesmo, mas tem gente que teima em ver Tsunamis!

domingo, 7 de junho de 2009

Mais coisas dos Ruralistas.

Comentários no blog da Miriam Leitão.
Apelido: Renato1012 - 7/6/2009 - 1:06
Historicamente, ruralistas se colocam na contramão dos avanços sociais. Assim foi c/ a Independência do Brasil, c/ a Abolição da Escravidão e c/ a criação das Leis Trabalhistas. 'A proclamação da República, os coronéis aderiram na última hora, vingando-se da Família Imperial q, no ano anterior, contrariando seus poderosos interesses, havia tornado a servidão ilegal. E a pirraça continua até hoje, pois, a coronelada segue ignorando a lei e usando mão de obra cativa ou semi-escrava. As famigeradas "cadernetas", q endividam os trabalhadores, tornando-os reféns dos coronéis, ainda persistem. Na regularização fundiária da Amazônia, ñ poderia ser diferente. Usam os pequenos produtores como bucha d canhão, p/ atingir seus objetivos. C/ um parlamento comprado a peso de ouro (onde a bancada ruralista ainda é a mais poderosa) sob o pretexto de legalizar os pequenos, na peçonha de Caiados e Kátia, estão criando as condições p/ expandir os latifúndios e transformando a floresta em monocultura e pasto.

Nome: Olga Maria Furtado de Melo Camera - Email - 7/6/2009 - 5:34Dentre os partidos que supostamente lutam pelo "bem" do país, especialmente o PSDB e o DEM, estão os representantes que mais favorecem uma tragédia previsível e que será não só nacional, mas também mundial. Esses políticos não evoluíram nem acompanham a realidade atual. Defendem ainda a ganância e um egoísmo estúpido. Lutam para consolidar uma sociedade em que exista uma minoria de "ricos" - casta excludente - e uma grande maioria de miseráveis e ignorantes sem acesso à educação e que devem se conformar, entender e se render ao destino.A esses milhares de miseráveis e desprovidos intelectualmente resta esperar a "recompensa" após a morte pela exploração a que se submetem.Lutar para quê? No Brasil vingou a ideologia das "omissões" e do desrespeito ao meio ambiente. Os que pensam e entendem a tragédia ambiental que virá precisam lutar para que a insensatez desses egoístas individualistas seja banida do mundo.Um mundo de bilhões de pessoas só subsistirá se houver preocupação com o futuro no presente.

Na CBN Miriam Leitão -
A economia não pode ir contra o meio ambiente
Como jornalista de economia, há quem espere que eu fique a favor da produção a qualquer custo e contra os ambientalistas. Mas é justamente ao contrário. A economia brasileira sofrerá se continuar desmatando.
É um tiro no pé. A carne brasileira, por exemplo, terá dificuldades de exportar se não garantir ao mundo que o gado não veio de áreas de desmatamento. A mesma coisa acontecerá com os supermercados, eles exigirão procedência da carne. Os consumidores também já estão atentos, então é irracional, do ponto de vista econômico, ir contra o meio ambiente.
A MP 458 aprovada no Congresso é insensata. Ela permite regularizar as terras de quem invadiu a floresta Amazônica. É regularizar a ilegalidade. Que o presidente Lula vete o projeto.
Ouçam aqui o comentário, na CBN.
Esse último comentário é da jornalista Miriam Leitão.

Digo eu:
Penso que em algumas coisas ela tenha razão, ou em muitas. Mas quando ela cita na sua coluna (o que está acima) de que supermercados também não vão adquirir carne de quem desmata, eu lhe mandei uma opinião de que essa adesão já foi ajustada há uns dois anos e a desculpa se não cumpriram não é deles, supermercados, mas sim de seus fornecedores com os quais fizeram esse ajuste.

Como agora o assunto está de volta, devido a votação no Congresso e dando grande repercussão, os supermercados mencionados surgem como aquele que vai ao Maracanã lotado com um grande cartaz dizendo ?”Ô Galvão, firma nóis aqui!”