segunda-feira, 12 de julho de 2010

Governo de SP mais do que dobra gasto de publicidade

12/07/2010

O Governo de São Paulo mais do que dobrou seus gastos com publicidade no primeiro semestre de 2010. A comparação se baseia nos anos de 2007, 2008 e 2009, quando a média mensal de gasto foi de R$ 9,2 milhões. Já neste ano, o valor saltou para R$ 23,6 milhões – alta de 156,5%.

De janeiro a junho, o Governo do Estado usou R$ 141,8 milhões em publicidade e comunicação institucional, o equivalente a 88,6% do teto legal para o ano. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, São Paulo ainda dispõe de cerca de R$ 20 milhões para gastar com publicidade até o fim do ano.

O crescimento acontece por se tratar de ano eleitoral, em que a Lei impede governos de gastarem com publicidade nos três meses que antecedem o período de votação. Por essa razão, a tendência é antecipar o uso da verba para o primeiro semestre do ano. Essa manobra acaba por ser uma brecha na legislação, que proíbe o Governo de superar a média dos três anos anteriores – como aconteceu.

Para acabar com esse senário, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estudam revisar o texto da lei. Na nova interpretação, a média mensal passaria a ser considerada por semestre, separadamente. Isso evitaria o salto com publicidade nos primeiros seis meses de ano eleitoral.

Governo de São Paulo x Governo Federal

O crescimento verificado em São Paulo superou até mesmo o do Governo Federal. Na mesma comparação, o governo de Lula gastou R$ 24,3 milhões contra R$ 12,3 milhões nos três últimos anos – alta de 97,5%.

Em São Paulo, os gastos governamentais com publicidade no primeiro semestre de 2007 somaram R$ 19,5 milhões. Em 2008, foram R$ 33,9 milhões; e, em 2009, R$ 111,8 milhões.

2010 também mostra outra diferença ante os três anos anteriores. Ao contrário dos que ocorre neste ano, o Estado deixou mais da metade dos gastos com publicidade para o segundo semestre em 2007, 2008 e 2009. Entretanto, este ano copia o de 2006 – que também teve eleições presidenciais – em questão de distribuição de gastos.

As informações são da Folha de S.Paulo

Redação Adnews

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