segunda-feira, 13 de julho de 2009

Deve ser triste....

Como diz o Ancelmo Gois: deve ser triste morar num país desse.
REINO UNIDO: CPI CONTRA OS GRAMPOS DA IMPRENSA MARROM!
(El País, 11/07) 1. O escândalo dos métodos ilegais utilizados sistematicamente pelos tabloides britânicos News of the World e The Sun para obter exclusivas, se agrava. O Parlamento britânico anunciou que abrirá uma investigação sobre o caso, enquanto cresce a lista dos famosos, vítimas das práticas delitivas dos jornais, que alcançam uma difusão milionária. A sociedade britânica e os políticos se viram arrastados por um debate que põe em cheque esse tipo de jornalismo. Um detetive teria em casa listas com milhares de telefones grampeados.
2. Uma investigação policial sobre o grampo ao celular do Príncipe de Gales acabou pela condenação de quatro meses de prisão ao jornalista e seis ao detetive. O jornal The Guardian destacou semana passada a segunda parte da história. News Group Newspaper, filial na imprensa britânica do império Murdoch, havia pago 1,2 milhões de euros para acertar acordos extrajudiciais com três afetados e comprar o silêncio. Revelou também que a polícia e a comissão que controla as boas práticas na comunicação tiveram acesso, no domicílio do detetive, a listas de milhares de telefones controlados.
3. The Daily Telegraph obteve informação com declarações anônimas de antigos redatores do News of the World, que confirmaram o rotineiro destes métodos denunciados agora publicamente:- "O importante era conseguir a história, a qualquer preço, e pelos meios que fosse". Manter um nível de interesse de seus leitores se faz cada vez mais difícil: "Temos a imprensa mais competitiva da Europa e, provavelmente, do mundo", disse Steven Barnett, professor de Comunicação da Universidade de Westminster à agência Reuters. Daí o "vale tudo" para triunfar.
fonte: blog do César Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.