terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasileiro viaja de avião


Vais viajar para onde?

Essa é uma indagação constante quando os amigos se encontram: Vais viajara para onde? Já imaginaram de quando esse tipo de diálogo teve inicio de fato? Em que período mesmo? Nem preciso fazer indagação, pois sei que a resposta virá de que de uns cinco a sete anos para cá.
De verdade é isso mesmo, de uns poucos anos para cá, quando de fato nossa economia teve uma aceleração meio que espantosa diante de um mundo em queda.que nos afetou porém tivemos lastros e ações que nos deixaram confortáveis diante de uma desastre mudial que paracia acontecer de forma mais grave ainda.
Os adversários do atual governo quando crescíamos em torno de 3% diziam que o país estava perdendo uma grande oportunidade. De fato isso deva ter ocorrido, mas todos hão de convir de que governos passados nos deixaram uma herança que no primeiro mandato de Lula houve sim crescimento, mas também de assentamento da economia que estava meio que cambaleante.
A partir de 2004/5 o país começou a ter uma nova cara, tendo as exportações crescentes, as reservas se acumulando, redução de pagamento de juros internacionais em virtude da liquidação da divida com o FMI, mais capital entrando, mais investimentos fixos e não voláteis e muitas ações determinadas pela equipe econômica fazendo com que até tivéssemos um bom desempenho no período mais critico no período em que houve sérios problemas na economia, mais grave, segundo os analistas do que 1929.

Vais viajar para onde:

Quem não se lembra de que viajar de avião era para uma classe privilegiada ou de executivos de grandes empresas. Hoje, vá até a uma rodoviária, como por exemplo, do Rio de Janeiro,e se informem de quantos ônibus saima para São Paulo. Parece-me de que a cada 15 minutos.Hoje não viaja tanto de onibus Rio/São Paulo/Rio. Os preços de uma viagem de avião eram para quem de fato podia ou em casos de muita necessidade. Essa inversão (de ônibus por avião), não que tenha havido redução das tarifas, mas sim pelas condições com que nesses sete anos a população teve uma tremenda melhoria nas suas condições. Muito mais trabalho e renda. Houve ganhos em todas as categorias. Norte/nordeste também houve um aumento de demanda muito grande de uso do avião.

Segundo levantamento o crescimento já pelo 12º mês consecutivo em maio foi de 20% acima do mesmo mês de 2009 nas linhas domesticas. Da mesma forma as empresas aéreas brasileiras tiveram um aumento de demanda em torno de 21% nos vôos internacionais. Assim, viajar de avião pelos brasileiros já não é coisa para poucos. Nossa economia fez essa mudança de paradigma de que só quem pode viaja de avião.

Pedro Bueno.
15 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.