sábado, 9 de janeiro de 2010

 Quem ganha mesmo é o PMDB.


É isso mesmo, o PMDB faz sempre aquela pressão sabendo que ninguém governa sem ele. Foi assim com FHC, foi com Lula e não será diferente com o próximo que vencer as eleições.
Enquando o partido do governo luta para montar palanques, da mesma forma a oposição, mas a verdade é uma só: se tiver o PMDB como aliado será quase que certa a vitória.
"PMDB sempre ganha eleição, qualquer que seja o vencedor".


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EIS O MOTIVO DA CORRIDA DO ALVARO DIAS

Atulizado: 8/1/2010 11:15

Petrobras é 9ª maior empresa do mundo, diz estudo

O Brasil e os demais Brics (Rússia, Índia e China) aumentaram seu papel nos mercados globais de ações e, em 2009, 18 empresas desses países entraram na lista das 100 maiores do mundo. De acordo com estudo divulgado hoje pela consultoria Ernst & Young, a Petrobras aparece em novo lugar no ranking, com US$ 199,245 bilhões em valor de mercado.
Em 2008, apenas 11 empresas desses países integravam o ranking de 100 companhias. No topo da lista mais recente aparece a Petrochina, com valor de mercado de US$ 353,174 bilhões. "Os investidores claramente concordam que a próxima década pertencerá às economias emergentes. Enquanto as nações industrializadas vão continuar sofrendo as consequências da crise financeira por um longo período adiante, a importância dos mercados emergentes está crescendo rapidamente", afirmou em nota a consultoria.

- Merval Pereira

Comentário de um ouvinte. O Atraso da direita brasileira é tão negativa ao País e medrosa que se ouver abertura dos processo no que se reférem os porões da ditadura, vamos ver coisas terríveis, no qual temos a participação do partido dos DEMO antigo PFL que esta se escondendo atraz de um novo nome para confundir os eleitores, no qual tem a companhia de PSDB, quanto ao referendo a população brasileira tem direito, afinal somos nós que sustentamos este País, em todas as situações a população brasileira tem o direito de opinar sobre este ou aquele ponto, se este direito estivese na ordem do dia o Arruda e seus est. FORA Minos Adao Filho, enviado em 08/01/2010Se este comentário for inapropriado, clique aqui





Perguntinhas:
- Estaria eu exagerando ao ver e ler certas coisas que me fazem lembrar uma tentativa de retorno ao passado?
- Estaria eu não vendo tudo isso como apenas uma guerra eleitoral que se aproxima e nada mais?
- Estaria eu preocupado com um  nada, pois ninguém está incentivando os militares a serem insubordinados?
- Quantas vezes li generais dando declarações, como se desejassem acuar o Presidente, mas mais que isso, incentivados por órgãos da nossa imprensa, de forma meio “não era essa nossa intenção”?
- Estaria novamente o poder civil esperto, fazendo como das vezes anteriores, motivando e depois deixando os inocentes úteis, como os culpados?

Pois bem, quisera que minha visão esteja míope.

8/1/2010


Ao menos isso tivemos de bom naquele ano, o Mengo, apesar de eu ser vascaino.


Coalizão de Obama dá sinais de desgaste

"A coalizão que Barack Obama criou em Iowa, berço de sua candidatura presidencial, já está dando os primeiros sinais de desgaste.
Estaria parte dos americanos que votaram em Obama meio que tristes pelos resultados até agora alançados, mas muito aquém do esperavam?
Num país que mais que não queira, ainda exite se não racismo bastante evidentes, há, também, aquele velho pensamento de que ser Presidente do maior país do mundo em termos econômicos, "tem que ser dos seus". 
Seria Obama a demonstração de que os do "andar de baixo" não tem capacidade para governar um país complexo, como os EUA?
Será que as promessas de Obama quanto as guerras foram feitas de modo a mexer com a população, mas que com isso o levou à liderança e vitória do último pleito? Será que ele esperava no seu íntimo, de que essa agora se vê de que foi um dos grandes "motes" para sua vitória? Suas promessas de atitudes e ações rápidas "não foram combinadas" com o poder que sempre mandou nos EUA e também em grande parte do mundo, a indústria armamentista, principalmente, que necessita sempre de guerras?



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O DESEPERO DO DEMISTA CAIADO.







07/01  -  Em ano eleitoral, Caiado critica apatia da oposição - Diário da Manhã/GO



O ano eleitoral começa com estranhamento na oposição. O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), fez críticas ontem ao principal parceiro e aliado, o PSDB, por causa da demora na tomada de decisões sobre a candidatura à Presidência da República e pela atuação, considerada por ele reduzida no combate ao governo no parlamento. “Sem dúvida, há um apagão da oposição”, reconheceu Caiado. O líder prevê a dispersão na campanha para a Presidência da República, com cada agente se preocupando mais com a eleição nos Estados, caso uma efetiva articulação partidária com a definição da chapa nacional se postergue para março ou abril.

“Esse é um mês excelente para estar se reunindo. É hora de articular, de fazer contra-ataque ao governo, de reagir. Férias são para o governo e não para a oposição”, afirmou Caiado. A cobrança do líder à própria oposição partiu da constatação de Caiado de que há um “apagão cívico” no País, uma espécie de apatia em relação a atitudes do governo, como usar a máquina de forma política e partidária e realizar uma conferência de comunicação buscando instituir a censura aos meios de comunicação.


Mesmo com os três partidos, DEM, PSDB e PPS caminhando juntos na eleição, o líder presume um resultado de pouco empenho na campanha nacional se o processo seguir desarticulado. “Uma coisa é estar em uma aliança com a participação direta no processo, e outra é estar ali sem o compromisso de ser ouvido”, reclamou Caiado.

“É necessário administrar a ansiedade”, reagiu o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), ao saber da cobrança de Caiado. O líder tucano afirmou que a campanha vai mesmo começar a partir das convenções em junho e que a definição de candidaturas tem o seu momento certo. “O fato é que há de se fazer um trabalho de agregação, de incorporação de novas forças políticas e sociais na ideia de uma disputa para ganhar”, afirmou Aníbal. “O PSDB está atento a isso. Eu, por exemplo, não faço outra coisa”, disse.

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) afirmou que a população não está preocupada neste momento com a eleição. “O governo é que quer antecipar a disputa para polemizar entre o presidente Lula e o nosso candidato. A articulação agora tem de ser feita pelas direções partidárias. Não é preciso ter candidato agora.” (AE)


Copiando "oleodo diabo" - EXCLENTE MATÉRIA.


Posted: 06 Jan 2010 01:42 PM PST
Um leitor pediu-me opinião sobre o artigo de Elio Gaspari, intitulado Não foi o PT nem o PSDB, foram os dois, no qual o articulista resgata um estudo estatistico do professor Claudio Salm, comparando avanços sociais nos 8 anos do governo FHC com 6 anos do governo Lula. Respondi-lhe que o Eduardo Guimarães já havia tecido comentários satisfatórios sobre o tema. Ele retrucou que o Eduardo não rebateu com números. Mesmo na caixa de comentários do blog Cidadania, observei que o artigo de Gaspari trouxe de fato um pouco de confusão a blogosfera lulista, entendendo blogosfera como esse debate dinâmico e constante entre leitores e blogueiros. Prometi ao leitor, então, dar minha contribuição ao assunto.

Gaspari é um dos colunistas mais inteligentes da grande imprensa e conquistou uma independência invejável. Publica a mesma coluna em diversos jornais do país, e não se furta a fazer críticas duras ao tucanato. Como resultado, Gaspari irrita todo mundo. No entanto, não deixa de ser irônico que os demo-tucanos reproduzam o artigo do colunista em seus sites, desesperados que estão em mostrar que FHC não foi de todo inútil ao Brasil. Antes empenhados em acusar o governo Lula de ser terrível para o desenvolvimento nacional, agora se esforçam em provar que FHC foi tão bom quanto o atual governante.

Respeito o estilo de Gaspari, apesar de também me irritar com suas argumentações, muitas das quais considero exageradas ou mesmo falaciosas, por conta da obrigação, que vejo nele, de estar sempre batendo no ferro e na ferradura.

O artigo mencionado, por exemplo, tem sua lógica. De fato, diversos índices sociais melhoraram na era fernandista. Não se discute a importância do controle inflacionário e da estabilidade monetária. FHC herdou um Estado forte de seu predecessor, Itamar Franco, que não foi um presidente de todo mal, e mesmo que fosse o pior dos governantes, não conseguiria impedir que as milhares de agências estatais subordinadas ao Executivo deixassem de cumprir o seu papel.

Muitas coisas boas que acontecem hoje no Brasil e aconteceu no Brasil de FHC não são méritos da qualidade pessoal dos presidentes e sim do talento de funcionários dedicados, parlamentares honestos e sociedade civil atuante.

FHC não é um monstro. É um cara pusilânime, isso sim. Um presidente deve aprender a jogar o jogo político, cedendo aqui para avançar ali. O que me parece é que FHC apenas cedeu. Tem o mérito de manter a estabilidade econômica, herdada de Itamar Franco, e por isso tem seu lugar na história. No entanto, o brasileiro não é doido quando faz de FHC um dos políticos mais rejeitados do país.

Avalia-se um presidente não apenas por um índice ou outro, mas pelo conjunto de seu trabalho. A deficiência da argumentação de Gaspari está nesse ponto. Ele traz um estudo muito do meia-boca, e daí conclui solenemente que "Nunca antes na história deste país um governante se apropriou das boas realizações alheias", frase que é uma tremenda besteira. Que isso significa? É uma piadinha? Mais uma das milhões que hoje se fazem com a expressão "nunca antes"? Ora, quase todo governante tenta se apropriar das boas realizações alheias. O governo Lula, ao que entendo, não inaugurou isso, e nem concordo que ele age assim tão radicalmente. Cansei de ler entrevistas com membros graduados do governo Lula, como o ministro da Fazenda Guido Mantega, ou seu antecessor, Antonio Palocci, derramando-se em elogios à FHC e sua política econômica. O próprio Lula repete incessantemente que um de seus maiores erros políticos, dele e do PT, foi fazer oposição ao plano Real.

Entretanto, o que realmente irrita no texto de Gaspari é a ausência de cientificidade. A base comparativa não é válida. Ele compara 8 anos com 6 anos, o que é um absurdo, pois as políticas estruturantes são as que mais demoram a aparecer e, portanto, tendem a se manifestar com mais clareza nos últimos anos de um governo. Mas o pior não é isso. Não há qualificação. A pesquisa é apenas quantitativa.

FHC não era um Satã instalado no Planalto para fazer o mal à população brasileira. O grande problema de FHC não foi a ausência de políticas públicas, e sim a mesquinhez de suas ações sociais, a brutalidade e frieza com que lidou com movimentos sociais e sindicatos, além do desmonte do Estado, com privatizações açodadas e irresponsáveis de setores estratégicos do país, como a mineração e a telefonia. A privatização da Vale impediu que o Estado fizesse investimentos para ampliar a industrialização do ferro no Brasil, e a entrega criminosa da telefonia a estrangeiros levou o custo da comunicação telefônica no Brasil a atingir verdadeiros recordes mundiais.

O problema, entenda-se, não foi a privatização em si, mas a maneira como ela foi realizada, sem atender aos interesses nacionais. Não houve preocupação em impedir que as companhias explorassem o preço das ligações telefônicas, sobretudo de celulares. Então o Brasil se tornou uma nação de "não-ligadores", e hoje as próprias empresas telefônicas debocham dos consumidores ao criarem um personagem publicitário, o "ligador, um jovem que se destaca de todos a seu redor porque ele "pode ligar". Uma ligação de celular no Brasil chega a custar quase 2 reais por minuto. Duvido que haja algum país no mundo com uma ligação tão cara.

Além disso, é preciso diferenciar as coisas. O primeiro mandato de FHC foi razoável. O desastre aconteceu no segundo. Até porque os métodos usados pelos tucanos para vencer as eleições de 1998 deveriam botá-los todos na cadeia. Mantiveram a moeda valorizada artificialmente, e para isso queimaram dezenas de bilhões de reais de nossas reservas internacionais. A medida foi criminosa em vários sentidos. A moeda valorizada prejudicou nossas exportações e criou uma bolha que explodiu em fevereiro de 1999, quase levando o país a bancarrota. Outro método criminoso foi a aprovação da reeleição para o próprio presidente, sem ao menos ter a delideza democrática de fazer uma consulta popular.

No segundo mandato de FHC, o desemprego aumentou. A dívida externa explodiu. Todos os índices pioraram terrivelmente. Mesmo o Plano Real aconteceu a um custo terrível. O Real sobrevalorizado derrubou as exportações, fazendo com que o Brasil, um potência em recursos naturais, atravessasse quase todo o período fernandista com enormes déficits cambiais (importava mais que exportava), e a estabilidade foi comprada com um aumento gigantesco da dívida pública, interna e externa. É fácil melhorar índice sociais pegando dinheiro emprestado aqui e no estrangeiro. Eu quero ver melhorá-los pagando a dívida externa e reduzindo a dívida pública. Os governantes devem cuidar para que esses progressos sejam sustentáveis, não apenas soluços efêmeros com vistas à ganhar mais uma eleição e, para usar o vocabulário gaspariano, ganhar mais tempo para tungar a choldra com outros bilhõezinhos da privataria.

Nem falei das ações da Polícia Federal, que vem realizando uma verdadeira limpeza ética no país, investigando governadores, empresários, desembargadores, juízes, prefeitos, parlamentares. O combate à corrupção em alta escala no Brasil iniciou-se somente agora, durante o governo Lula. A Polícia Federal de FHC servia apenas para queimar maconha diante das câmeras do Jornal Nacional.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

AMANHECI PENSANDO

Hoje amanheci pensando...

Ontem à noite li na coluna de Ancelmo Góis de que FHC estava numa praia do Rio e fora muito aplaudido. (coluna online).
Mas hoje fiquei a me perguntar: Será que o informante de Góis teria fotografado o homem na praia? Se não fotografou... dançou!
Desejei ler novamente a pequena nota,já não a encontrei, mas que estava recheada de comentários, claro que de “gente fina”, afinal a maioria da zona sul é de classe média alta, eu é que, suburbano, às vezes meto a colher, enviando meus recados muito democráticos por sinal. Apenas sou censurado no Noblat e na Miriam Leitão.
Mas se FHC não foi fotografado me meti a falar com alguém da Ponte Aérea se por acaso FHC havia viajado aqui para o Rio nesses últimos dias. A resposta demorou um pouco, mas veio com que nada constava que o ex tivesse usado linha comercial e...
Daí fiz alguma consulta se por acaso as linhas de taxi aéreo, mas nada. Mas em jatos particulares, talvez de “empresário amigo ou amigo empresário”. Se nesse caso também não, talvez fosse no jatinho daquele senador do mesmo partido. Aquele que certa vez usou seu jato com combustível pago pelo Senado, se lembra?
Mas lembro-me que na parte de comentários havia vários que duvidavam da presença de FHC, mas teve um que achou que FHC deveria dar uma passadinha no Piscinão de Ramos. Lá ele seria muito bem...
Lendo esse tipo de notas e mais ainda, a coluna do Merval de ontem, fiquei a me lembrar que num passado recente havia uma revista que se chamava se não me engano AS FOFOCAS DA CANDINHA. Nada realmente diferente joga-se um assunto no ventilador e deixa para seus adeptos digerirem como convém. 
Eu que não sou jornalista, de tanto ler “fofoquinhas” acho que vou também aderir ao modo de deixar para quem quiser digerir as bobagens que escrevo. Não serei muito diferente dos “endeusados” da nossa imprensa.
Mas afinal, FHC esteve ou não numa praia do Rio e muito aplaudido? Tem gente que me disse que na verdade ele deve ter ido é para as praias de Troncoso, lá na Bahia, junto com o Serra. Aliás, Serra também gosta de dar suas fugidinhas lá de São Paulo, mas a mídia... não noticia. O Noblat, por exemplo, diariamente publica o roteiro de Lula e seus respectivos horários. Seria bom que fizesse o mesmo com Serra, pois ele é o íider nas pesquisas para 2010.
Há quem diga que Aécio aprendeu com Serra nas suas fugidas de Minas, mas não soube o pulo do gato, para não ser visto.

Pedro Bueno
6/1/2010

Casói ainda comtinua rendendo - Não é pra menos!


CASO BORIS CASOY
Os garis e a revolta dos leitores
Por Observação do leitor em 5/1/2010

Acabo de ver no YouTube, estarrecido, o vídeo de Boris Casoy se referindo de maneira extremamente preconceituosa a dois garis. Posso imaginar qual não seria a reação do próprio Casoy caso presenciasse algo semelhante com relação a dois judeus. É uma lástima, só concebível num país como o nosso (em que ser pego "com a boca na botija" não faz queimar a cara de ninguém), que um jornalista desta importância não perca seu emprego. Boris Casoy não tem mais quaisquer condições morais de "ancorar" o que quer que seja. (Sérgio da Mata, professor, Mariana, MG)
***
"Que m... Dois lixeiros desejando felicidades... Do alto de suas vassouras... Dois lixeiros...O mais baixo da escala do trabalho..." (Boris Casoy)
Retrata a alma deste apresentador, seus pensamentos íntimos, sua ética. É muito mais que uma vergonha a Band ter um âncora crápula como o sr. Boris, que quer moralizar pessoas com seus comentários. Isso sim, preconceito, é uma vergonha. (Josepha Ferreira, jornalista, Fortaleza, CE)
***
Em primeiro lugar, um ótimo ano a todos. Gostaria de enfatizar que fiquei muito triste sobre o que saiu na internet sobre o apresentador Boris Casoy, e, como sempre acompanho este programa gostaria de manisfestar-me contrário à opinião infeliz de um formador de opinão que antes tinha minha maior admiração. (Valter Simião, funcionário público, São Paulo, SP)
***
Gostaria de ver em debate no programa da TV o assunto Boris Casoy e o vergonhoso episódio do dia 31/12. Um jornalista se referir daquela maneira prepotente e cínica a dois honrados trabalhadores revoltou a todos. A Bandeirantes, por não ter tomado nenhuma atitude e dar o caso por encerrado, acaba por manchar anos de sua tão propalada credibilidade jornalística e seus democráticos debates. (José de Arimatheia Floriano de Medeiros, Itapetininga, SP)
***
Qual a opinião do OI sobre o Jornal da Band, do apresentador Boris Casoy e os garis? A grande imprensa calou-se aproveitando os festejos de fim de ano e os desastres dos temporais no RJ para encobrir essa Vergonha dos grandes ditos jornalistas e das grandes emissoras de informação do Brasil. Só deu internet,YouTube e sites. Cadê os jornalões? (Elton Rosa, aposentado, Rio de Janeiro, RJ)
***
Os garis, do alto de suas vassouras, passaram o Boris a limpo. Isto, sim, é uma vergonha!!! (João Marcos Paiva, funcionário público, São José dos Campos, SP)
***
Infelizmente, não tenho o e-mail do sr Boris Casoy. Segundo a mídia,no final de uma entrevista, ele ofendeu dois garis (lixeiros) e, segundo sua assessoria, iria se redimir assim que possível. No meu desabafo sei que ele errou e tem que admitir o erro, pois é próprio do ser humano. É a maldita frase chamada de "força da expressão". E, para o conhecimento dele, já fui faxineiro no meu emprego e nem por isso me sentia desmoralizado e constrangido. No meu ponto de vista, ele tem sim que pedir desculpas e se limitar a falar depois dos comunicados para não sair besteira do tipo que saiu. (Angelo Gregório Filho, funcionário público, Araraquara, SP)
***
O vídeo com o comentário de Boris Casoy (31/12/2009)
O pedido de desculpas de Boris Casoy (01/01/2010)

PSDB está nervoso, não sei qual a razão!



Dizen que o pessoal do PSDB está extremamente preocupado com esse video que está rodando o Brasil, já que é repassado de mão em mão.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

JORNAL NACIONAL OMITIU - COMO SEMPRE....

TELEJORNALISMO - Observatório da Imprensa.
O presente de Natal do Jornal Nacional 
por Venício A. de Lima em 5/1/2010
Qualquer lista séria dos principais jornais do mundo incluirá o Le Monde. Fundado pelo general Charles de Gaulle (1890-1970), em dezembro de 1944, era parte do programa maior de libertação da França que se seguiu ao fim da ocupação nazista na Segunda Grande Guerra. Dirigido ao longo de 25 anos por um membro da Resistência e respeitado intelectual – Hubert Beuve-Méry (1902-1989) –, o Le Monde consolidou sua posição de "independência" com as denúncias de tortura perpetradas pelo exército francês na Argélia, convencendo seus leitores de que a guerra colonial "não era apenas uma questão política, mas era também moral". Tornou-se, desde então, uma referência na e da França. Depois de 65 anos de existência, o Le Monde decidiu eleger, pela primeira vez, um personagem do ano em 2009. E essa escolha recaiu sobre o presidente Lula. O tema mereceu a primeira página do jornal francês na edição de 24 de dezembro, mais capa e longa matéria na sua revista semanal. O que é notícia? Serviria ao interesse público saber que um dos mais importantes jornais do mundo escolheu um presidente brasileiro – qualquer que seja o presidente brasileiro – como "Homem do Ano" e quais as razões que justificaram tal escolha? Constituiria esse fato uma "notícia" a ser divulgada no Brasil? Aparentemente, sim. O portal G1, das Organizações Globo, por exemplo, postou matéria às 10h46 do dia 24/12 com o título "Le Monde escolhe Lula como `homem do ano 2009".
Vejamos qual foi o julgamento dos editores dos nossos principais telejornais sobre a "noticiabilidade" da escolha do Le Monde.´ O Repórter Brasil Noite, da TV Brasil, deu chamada... O jornal francês Le Monde elege o presidente Lula o homem do ano de 2009. É a primeira vez que o diário de Paris, com 65 anos de história, faz esse tipo de indicação (ver aqui). ... e nota com o seguinte texto: Pela primeira vez o Le Monde escolhe o homem do ano: Lula Apresentadora Carla Ramos – Pela primeira vez, em seus 65 anos, o jornal francês Le Monde escolheu a personalidade do ano e o eleito foi o presidente Lula. Segundo o jornal, um dos mais tradicionais da França, a escolha levou em conta a projeção internacional que o presidente Lula ganhou com as iniciativas de diálogo entre os países pobres e ricos. O jornal diz que Lula mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência. Mas o Le Monde lembrou que o Brasil ainda tem problemas estruturais na educação, casos de corrupção e uma Justiça preguiçosa (ver aqui). O Jornal da Record não deu chamada, mas deu nota com o texto abaixo: Presidente Lula é eleito o homem do ano pelo Le Monde Apresentador Celso Freitas -: O presidente Lula foi eleito personalidade do ano pelo jornal francês Le Monde. É a primeira vez, em 65 anos de história, que o jornal elege uma personalidade. Em uma reportagem de quatro páginas com o título `O homem do ano`, a revista semanal do veículo destacou a preocupação de Lula com o desenvolvimento econômico do Brasil, além dos esforços do presidente na luta contra a desigualdade social e na defesa do meio ambiente (ver aqui). O Jornal da Band deu chamada, nota e comentário: Jornal da maior prestígio da França elege Lula homem do ano (ver aqui). Apresentador Ricardo Boechat – O presidente Lula foi eleito pela segunda vez o homem do ano. Depois do jornal espanhol El País, agora o título veio do francês Le Monde. Apresentadora Ticiana Villas Boas – É a primeira vez, em 65 anos de história do jornal, que o Le Monde faz esse tipo de indicação. A publicação justificou a escolha de Lula como o homem do ano por sua trajetória de antigo sindicalista por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil, pela preocupação com o desenvolvimento econômico, com o combate à desigualdade e com a defesa do meio ambiente. No começo do mês, o presidente já havia recebido a mesma homenagem do jornal espanhol El País. Em um artigo escrito pelo primeiro-ministro, José Luis Zapatero, Lula foi chamado de homem que assombra o mundo. Comentário de Joelmir Beting – Para o Le Monde, francês, Lula é o homem do ano. Agora, para a revista Time americana, o cara do ano é Ben Bernanke, presidente do Banco Central dos Estados Unidos. Pararraios da crise global, ele usa e abusa. Para Lula, a crise não passou de `marolinha´, sua versão light aqui no Brasil. Para Bernanke, ela custou um desembolso em pronto-socorro, até agora, de US$ 2,7 trilhões, ou dois PIBs do Lula (ver aqui). O SBT Brasil também deu chamada e nota: O presidente Lula é o homem do ano. É o que diz um dos jornais mais importantes do mundo (ver aqui). Apresentador César Filho – O presidente Lula ganhou o prêmio de `homem do ano´ de um dos jornais mais importantes do mundo: o Le Monde, da França. Pela primeira vez, em 65 anos, o Le Monde escolheu a personalidade mais importante do ano. Lula foi eleito pela trajetória singular à frente de um país tão complexo como o Brasil. Esta é a segunda homenagem a Lula na imprensa internacional só neste mês.
No dia 11, ele entrou na lista das 100 personalidades mais importantes de 2009 feita pelo jornal espanhol El País. Em um artigo assinado pelo próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, Lula foi classificado de `homem que assombra o mundo´ (ver aqui).
E o Jornal Nacional da Rede Globo, o telejornal de maior audiência do país, editado e apresentado pelo jornalista que, segundo pesquisa da Datafolha, é a personalidade que recebe da nossa população a segunda maior nota na escala de "confiabilidade" entre todos os brasileiros? Para o JN, a escolha de um presidente brasileiro como "Homem do Ano" pelo Le Monde não é notícia. O assunto simplesmente não entrou na pauta do telejornal (ver aqui). Direito a informação e censura Qual seria a justificativa editorial do JN para, ao contrário dos outros telejornais brasileiros, sonegar de seus muitos milhões de telespectadores essa informação? Seria pedagógico conhecer essas razões, já que o JN considera – e anuncia, inclusive, nas universidades brasileiras – que pratica o paradigma do "bom jornalismo", a ser seguido por todos nós. Seria, sobretudo, pedagógico discutir o critério jornalístico do JN à luz do direito à informação do telespectador. Esse direito tem sido veementemente evocado e defendido, não pelo seu sujeito, o cidadão, mas por grupos de mídia concessionários do serviço público de radiodifusão na permanente e incansável campanha que movem contra as "ameaças" de censura advindas do que consideram um Estado autoritário, incluindo decisões judiciais. Seria a censura – partindo de onde? – uma possível justificativa para a omissão do JN, inexplicável do ponto de vista jornalístico? Até que as razões sejam tornadas públicas, o telespectador do JN terá que se contentar com esse "presente de Natal" às avessas, no 24 de dezembro de 2009: omitir e esconder uma informação à qual ele – o telespectador – tem direito.

TER QUE COMBATER DIARIAMENTE É DURO!


Profissão difícil.
Às vezes fIcamos encontrando dificuldades em escrever o que pensamos no meu blog, mas logo fico imaginando como deve ser difícil para aqueles, como Merval Pereira em tentar passar para o público uma forma de contestar Lula em favor de Serra.
 A popularidade de Lula não cria dificuldades apenas para a oposição, mas muito aos que tem essa às vezes infeliz missão de escrever diariamente, falando sobre o Presidente. Vê-se que ele tem dificuldades e contrapor a caminhada de sucessos de Lula e em grande parte até se conforma com isso, não que vibre claro!
Mesmo sendo um jornalista experiente em grande parte se obriga a mencionar pensamentos de “cientistas políticos”, para encontrar afirmações que possam solidificar seus pensamentos.
A luta da oposição e dos seus adeptos da imprensa, no caso em questão o Merval, que repetidas vezes condena o Presidente por querer fazer uma campanha em favor de Dilma, como se fosse uma disputa entre ele e FHC.  Penso que será uma luta inglória visto que esse será de fato a campanha entre Dilma e Serra. A armadilha está posta e não há como fugir. "A guerra será mesmo: Lula x FHC e não há como mudar.

Merval diz:

“Mas querer como Lula quer, transformar a próxima eleição em um plebiscito, onde ele estará em jogo, não é meramente um movimento político esperto, mas uma redução do momento que o país vive uma tentativa de evitar que a população escolha o melhor candidato para restringir a escolha a uma questão quase pessoal”.
Em parte, para Merval há o “melhor candidato” como sendo Serra, visto que de resto é “questão pessoal de Lula?

Minha interpretação de um trecho da coluna do dia cinco de janeiro de 2010.

Pedro Bueno
5/1/2010.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

AÉCIO COM A FACA NO PESCOÇO




Aécio será pressionado

Aécio com a faca no pescoço?
                                                                  (Serra pé frio)
No noticiário quase que diário, diz-se que Serra ainda terá dificuldades para montar sua própria chapa. Mas sua esperança maior é que Aécio deixe de lado as pequenas causas e parta para coisas de maior interesse do PSDB que é vencer as eleições de 2010.

Aécio agora também está usando a tática de Serra, falando que precisa estar mais presente ao seu estado, pois ainda tem muito que fazer. Mas o fato é que “seu indicado não passa dos 10%, havendo uma distância muito grande do primeiro colocado, o ministro Helio Costa.

Mas Serra agora não desiste de ter Aécio como seu parceiro de chapa, na vice presidência. Ele e seus aliados não escondem de ninguém que o governador de Minas, Aécio Neves, é o vice dos sonhos. Mas na verdade o que Serra vislumbrava mesmo era se livrar de um adversário de dentro do próprio PSDB, pois na verdade Aécio deixou de lado o que ele lutava que era de que o se fizesse logo uma eleição dentro do partido indicando quem deveria ir para a disputa com a candidata indicada por Lula.

Outro fato, que ninguém desconhece, é que Serra gostaria de ficar bem com Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Mas isso poderá ser outra história, visto que se Aécio aceitar ser vice, poderá não ver o seu povo mineiro gostar muito disso. Mineiro já está cansado de ter Vice. Há outro fator que é muito arriscado se Aécio cair na lábia do governador paulista, que é ver seu candidato, o vice-governador Antonio Anastasia, ser também derrotado pela fraqueza de Aécio em concordar com o partido.

Na verdade, Aécio ainda aposta na possibilidade de Serra desistir da candidatura presidencial, caso a vantagem que mantém em relação à candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, caia nos próximos meses, o que não é descartável, muito diferente do que pensavam diversos analistas, que pareciam de quem nem se precisaria ter eleição tamanha era a distância de Serra para Dilma.

Dessa forma o PSDB vai fazer pressão para que o governador mineiro aceite, usando a tática do medo, qual seja a de culpar Aécio por uma eventual derrota de Serra agora em 2010.

Pode-se dizer que Aécio deva ter um pensamento: Mas até bem pouco tempo não me atenderam, como agora que estão em dificuldade em achar um Vice, acham que eu possa ser o fiel da balança nas eleições de outubro de outubro, ainda mais fazendo a pressão para que aceite um posto que não me interessa?
(AÉCIO, O POVO MINEIRO TAMBÉM NÃO)
Pedro Bueno
4/1/2010.

domingo, 3 de janeiro de 2010

COISAS DE MARCO AURÉLIO

 
Posted by Picasa

Elza Soares - "OPERÁRIA BRASILEIRA"

Dia sete de janeiro, agorinha mesmo, já que nem sentimos, mas hoje já é dia três, estréia seu show no Teatro Rival, no Rio de Janeiro: "OPERÁRIA BRASILEIRA"
Elza entrará vestida em um macacão de operário, que segundo dizem, será uma homenagem à Lula, quando de seu tempo de operário. A música de abertura será Construção, de Chico Buarque. 
-
Elza, se ao menos um ler esse recado já serão, com certeza, ao menos uma centena que não se manifestam a mim de que leram, mas fico alegre assim mesmo. Boa sorte, Elza. Elza do Brasil!