sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MAS POR ACASO ELES TEM OUTRO? Mas Aecio, Minas vai gostar?

Presidente do DEM: Só abrimos mão da vaga de vice para Aécio

Posted: 04 Feb 2010 03:58 PM PST
Marcela Rocha, Terra Magazine


“O processo eleitoral se aproxima. As pesquisas são mais frequentes e os ataques entre partidos também. A coligação da oposição ainda aguarda oficializações, mas, para o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), "o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o candidato" a presidente da República. E garante: "Se Aécio Neves quiser ser o vice, abriremos mão da vaga".


- Aécio (governador de Minas Gerais pelo PSDB) já escolheu o candidato quando desistiu (de disputar com Serra quem seria o presidenciável tucano). Então, ninguém discute mais quem é o nosso candidato. Nosso candidato é o governador de São Paulo.


Maia defendia que fosse antecipada a decisão de quem ergueria a bandeira PSDB-DEM, se Serra ou Aécio. Agora, admite que "talvez, a decisão de Serra de se preservar tenha sido correta". "A utilização da máquina estatal foi de forma tão brutal que ninguém teria condição de segurar esse primeiro crescimento (da presidenciável petista, ministra da Casa Civil Dilma Rousseff)", justifica.


O DEM cogitou levar o nome do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (agora, sem partido), como proposta de vice na chapa encabeçada pelo PSDB nas eleições presidenciais de 2010. Após a crise conhecida como Mensalão do DEM, a hipótese foi descartada e o governador expulso do partido.


Em entrevista a Terra Magazine, o presidente do DEM diz achar pouco provável que uma vice-candidatura PSDB-DEM seja definida agora. Contudo já registra o posicionamento de seu partido: "Fora Aécio, não há ninguém no PSDB que tenha condições de tirar (a vaga de) vice do DEM". "Nos sentiríamos muito bem representados por ele", diz.


Terra Magazine - Algumas figuras políticas têm minimizado o resultado das pesquisas eleitorais. Como o senhor avalia isso e como é a relação do DEM com as pesquisas?
Rodrigo Maia - A pesquisa que vale para cada um de nós é aquela que fazemos mensalmente de qual é o nosso desempenho em relação àquilo que projetamos em cima de nossa estratégia. Acho que, desqualificar pesquisas de terceiros não é bom, independentemente de existirem erros, porque isso pode acontecer em qualquer pesquisa. Nós deveríamos, ao invés desqualificar pesquisas, ter as nossas avaliações e, em cima delas, rever nossas estratégias permanentemente.


Com que olhos o senhor analisa o crescimento da pré-candidata petista?
É natural que Dilma tenha crescido. O governo está operando muito. O presidente Lula e ela própria estão usando a máquina pública de forma permanente para a candidata ficar mais conhecida e transformar isso em intenção de voto. Fora isso, é natural que a candidatura do presidente, bem avaliado, apresente crescimento.”
Entrevista Completa, ::Aqui::

DEIXEI O CARRO E FUI DE ÔNIBUS.

Ontem, mais uma vez andando de ônibus, voltei a observar o Rio de Janeiro velho. Falam em preservação, mas o que senti é um abandono talvez de séculos. Acho que com essa forma de pensar estamos apenas deixando que o Rio não tenha progresso. Imaginemos todo o centro da Lapa, Santo Cristo, Gamboa, Cidade Nova, São Cristóvão etc. tudo renovado, com prédios de no máximo uns 15 andares, com distanciamento um do outro para que haja um pouco de aragem que possamos respirar etc.etc.
O Rio não pode ser tratado como há vários anos se faz, ou seja: que o Rio parece ser apenas Zona Sul e Barra. Há de que se observar mais o Rio que é o começo que está no fim.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

QUESTÃO DE LEMBRAR

PARTE DO QUE LI EM http://scielo.br/scielo
e São Pulo em Perspectiva - Democracia


ESCÂNDALOS POLÍTICOS QUE ECLODIRAM NO GOVERNO DE FHC

Será dentro desta ótica, deste enfoque, que serão estudados dois casos exemplares de escândalos políticos divulgados na última gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso: a violação do painel do Senado e o caso Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Banpará (Banco do Estado do Pará) e TDAs (Títulos da Dívida Agrária), envolvendo o senador Jader Barbalho.
Para analisar os escândalos políticos optou-se por utilizar as revistas semanais ISTOÉ, da Editora Três, e a Veja, da Editora Abril. As duas revistas veicularam esses escândalos em várias edições e disputaram arduamente as manchetes de maior impacto, divulgando documentos e informações inéditas sobre os dois políticos envolvidos nos casos: ACM e Jader Barbalho. Enquanto a Veja centrava suas denúncias na figura de Jader Barbalho, a ISTOÉ, centrava-as em ACM.
Como compreender o atual momento político brasileiro no qual eclodem denúncias de escândalos envolvendo corrupção, quebra de decoro parlamentar, e outras tantas? Várias explicações podem ser dadas e dentre elas selecionamos as falas recentes de três atores políticos: o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, e o historiador José Murilo de Carvalho.
Numa entrevista dada ao jornal O Estado de S.Paulo (18/07/01:A4) o presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que: "O novo que vivemos é que talvez pela primeira vez na nossa história a sociedade está passando a limpo, e o governo está deixando passar a limpo. Em vez de pensar que aumentou a taxa de corrupção, o que há é um reconhecimento (...) A sociedade está cobrando mais (...) O que está acontecendo é que o que chama a atenção é aquilo que aqui se chama de 'escândalos'(...) a mídia no Brasil tem a capacidade de antecipar processos e, assim, participa da criação de situações".
Uma matéria veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo (20/07/01:A7) relata que Ciro Gomes está sendo processado pela Advocacia Geral da União, por ordem de Fernando Henrique Cardoso, por ter dito que o presidente "levou a corrupção ao centro do poder no Brasil", e o ex-governador, ao ser questionado de ter feito esta denúncia, diz, numa carta enviada à Executiva Nacional do PSDB, que reafirmará em juízo "sua doída convicção de que a corrupção exorbitou no Brasil nos últimos anos por omissão deste governo".
José Murilo de Carvalho por ocasião do lançamento de seu livro, Cidadania no Brasil ¾ o longo caminho, foi entrevistado pelo jornal O Estado de S.Paulo (15/07/01:D4), fazendo a seguinte avaliação: "Quanto à corrupção, não creio que haja mais dela hoje do que antes. Violência e corrupção são endêmicas no País há 500 anos, são o nosso feijão-com-arroz social. A novidade é que está havendo mais denúncias e investigações dos grandes ladrões ¾ políticos, juízes, empresários ¾, em parte graças à melhoria na atuação do Ministério Público. É humilhante para o brasileiro, mas é um passo à frente para o cidadão".
Quais as verdades expressas por esses três atores políticos? É a sociedade que mudou? A mídia que cria fatos? O governo FHC que foi omisso tendo em vista manter a sua base governista? Ou a ação contra a corrupção foi produto da atuação mais contundente do Ministério Público? Todas essas ponderações devem ser levadas em conta para tentar explicar os escândalos políticos que iremos analisar no Senado Federal, em dois momentos de um mesmo processo: a violação do painel de votação do Senado envolvendo os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL) e José Roberto Arruda (PSDB) e o caso do Banpará, Sudam e TDAs, comprometendo o senador Jader Barbalho (PMDB).

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VEJA O QUE ELE DISSE: "OLHANDO PARA CLASSE MÉDIA EMERGENTE"

BRF de olho na expansão do mercado doméstico
Por conta da maior demanda do mercado interno e com o consumo internacional ainda enfraquecido pelos reflexos da crise que afetou o mundo no ano passado, a BRF-Brasil Foods está dando cada vez mais atenção ao consumo doméstico. De acordo com o copresidente do Conselho de Administração da companhia, Luiz Fernando Furlan (foto), a tendência da participação do mercado interno no volume de vendas da companhia em 2010 é crescer. "Estamos olhando para a classe média emergente", afirmou. Duas das unidades inauguradas recentemente pela BRF, em Vitória de Santo Antão (PE) e em Bom Conselho (PE) deverão operar atentas aos consumidores brasileiros, disse Furlan, no 20º seminário do Lide-Grupo de Líderes Empresariais, em São Paulo, do qual participaram também o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
fonte: Jornal do Commercio. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

QUEM APOSTA NA SAÍDA DE CIRO?


Quem será o dono da verdade?

De Há muito se fala que com Ciro Gomes candidato poderia tirar votos de Dilma, mas as pesquisas vêm demonstrando o contrário: evita a possibilidade de Serra ganhar já no primeiro turno. Apesar de que ganhar no primeiro turno acho que nem um nem outro tenha essa possibilidade.
Seria fazer pouco caso da inteligência do Presidente Lula quanto às ações políticas, visto que nisso ele é professor para dar aula a mais ilustre nobreza do PSDB e DEM.
Lula teria visto que Ciro iria prejudicar Dilma desde as obras do Rio São Francisco onde conviveram numa paz que dá dó a mais ingênua oposição. Teria Lula alimentado um sonho para Ciro, homem maduro na política?
Pois sim, Lula não mexerá uma vírgula sequer para que Ciro abandone sua campanha. Levará esse apoio aos dois até mais próximo, mas lógico dando mais abertura a Ministra Dilma. E Ciro sabe muito bem disso.
Ciro teria uma avalanche de apoio de Lula se por acaso Dilma não deslanchasse, o que não é o caso a partir dessas duas últimas pesquisas (Sensus e Vox Populi).
Tanto Lula tem razão de não se manifestar pela saída de Ciro da disputa que nem se manifesta. Quem mais fala sobre isso é a imprensa oposicionista e gente tanto do PSDB como do DEM. Aliás, o DEM tem até ficado meio que quieto. Já não tem exigido uma posição de Serra. Mas também com o mensalão do DEM em Brasília o que pode exigir?
Oposição se acalme. Ciro irá até o final, somente se retirando caso Dilma desponte uma boa margem de Serra.
Pedro Bueno.
2/2/2010.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AÉCIO PODERÁ RECUAR E ACEITAR? MAS MINAS VAI GOSTAR?

Quem você acha que será o próximo governador de Minas?

Opções Votos Percentual
Patrus Ananias 1040 44.65 %
Hélio Costa 547 23.49 %
Antonio Anastasia 378 16.23 %
Itamar Franco 364 15.63 %
Total de votos 2329 100 %

Esta pesquisa é muito recente, divulgada pelo "Novo jornal". e pelo que se observa, há sérias razões para que realmente Aècio Neves se preocupe mais com Minas Gerais. Sua agenda de viagens está distribuida por todo o estado. 
Há quem diga que se Aécio não parece ter muitas condições de ter o seu "indicado" com ao menos grandes possibilidade de  ir para um segundo turno em seu estado, como então, deseja ser o primeiro do PSDB a ser  o indicado para disputar o Palácio da Alvorada?
A persistir essas intenções em mais uma pesquisa, talvez até Aécio se posicione a aceitar a ser Vice de José Serra. Mas isso poderá enfraquecê-lo visto que Minas não tende a aceitar a mais uma vez se ro segundo diante de paulista. 

O que penso. Apenas eu penso!

http://oquepensabueninho.blogspot.com

--
Postado por Pedro Bueno no buenomuybueno em 2/01/2010 07:06:00 AM


HAJA PAC (paciente) - COISAS DO CLOACA...

domingo, 31 de janeiro de 2010
O DIA EM QUE LASIER MARTINS TOMOU NO PAC
.
Em sua ensandecida cruzada para esculhambar qualquer coisa que diga respeito ao Governo Federal e atingir, a qualquer custo, o Presidente Lula e o PT, a imprensa golpista e pestilenta do Rio Grande do Sul, capitaneada pelos veículos do Grupo RBS, iniciou uma sórdida campanha difamatória contra o Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre.
Vinculado ao Ministério da Saúde, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e integrado à rede de saúde local e regional, o Hospital Conceição atende à população de todo o estado. A superintendência do GHC está a cargo da ex-deputada estadual Jussara Cony (PC do B) que, nos últimos dias, tem se desdobrado para aplacar a fúria dos títeres demotucanos que infestam certas redações.
A bola da vez dos safardanas é o setor de Emergência do Hospital Conceição. Não por acaso, o porta-voz da oligarquia mafiomidiática gaúcha, Lasier Martins, deixou um pouco de lado seu negócio de agenciamento de salames coloniais e assumiu a linha de frente da artilharia golpista contra a instituição.
No último dia 25, em seu programa diário na Rádio Gaúcha, o sabujão resolveu gerar seu espetáculo diretamente da Emergência do Hospital Conceição. Tudo ao vivo. Sua esperança era ouvir dos pacientes as piores coisas possíveis. O sistema de rádio-escuta deste Cloaca News captou quase tudo. Os melhores momentos você pode conferir agora.

domingo, 31 de janeiro de 2010

MINHAS CURIOSIDADES. PEÇO AJUDA.



SERÁ QUE NUNCA ACREDITARAM?
 Às vezes fico a imaginar o que levou tanto o PT como a pessoa Lula estarem até hoje no poder, num país onde sempre o domínio amplo da grande força do poder econômico prevaleceu?
Se essa gente que representa apenas cinco por cento dominou e continua dominando, se bem que agora menos, mas a força econômica ainda predomina, é de se estanhar que Lula e os seus conquistaram outro poder que está ficando difícil para as elites brasileiras.
Vou consultar alguns “cientistas políticos”, pois me parece muito simples o que eu talvez possa escrever.
Sem querer avançar muito: O que o PT e Lula fizeram foi uma solidificação muito forte e sempre testando nas diversas eleições as quais saíram derrotados e mais fortes cresceram, pois viram novos caminhos a trilharem?
Fernando Collor de Mello teria sido um exemplo, quando imaginou que pudesse governar somente com seus eleitores?
Que a necessidade de se aliar com parte do poder econômico possa ter sido um dos trunfos?
Analisaram e se perguntaram: Quem até hoje governou esse país sem alianças?

Mas vou consultar um “cientista político”. Se alguém por ventura possa me dar um caminho da minha curiosidade, agradeço.  
Obrigado.

Pedro Bueno
31/1/2010.

MINHAS CURIOSIDADES. PEÇO AJUDA.



SERÁ QUE NUNCA ACREDITARAM?
 Às vezes fico a imaginar o que levou tanto o PT como a pessoa Lula estarem até hoje no poder, num país onde sempre o domínio amplo da grande força do poder econômico prevaleceu?
Se essa gente que representa apenas cinco por cento dominou e continua dominando, se bem que agora menos, mas a força econômica ainda predomina, é de se estanhar que Lula e os seus conquistaram outro poder que está ficando difícil para as elites brasileiras.
Vou consultar alguns “cientistas políticos”, pois me parece muito simples o que eu talvez possa escrever.
Sem querer avançar muito: O que o PT e Lula fizeram foi uma solidificação muito forte e sempre testando nas diversas eleições as quais saíram derrotados e mais fortes cresceu, pois via novos caminhos a trilharem?
Fernando Collor de Mello teria sido um exemplo, quando imaginou que pudesse governar somente com seus eleitores?
Que a necessidade de se aliar com parte do poder econômico possa ter sido um dos trunfos?
Analisaram e se perguntaram: Quem até hoje governou esse país sem alianças?

Mas vou consultar um “cientista político”. Se alguém por ventura possa me dar um caminho da minha curiosidade, agradeço.  
Obrigado.

Pedro Bueno
31/1/2010.