sábado, 1 de agosto de 2009

CANALHA, CALUNIADOR E POR AI VAI...


Dando um passeio pelo YouTube para ver alguma coisa de desenho infantil e aí encontrei o politico que está dando apoio ao Sr. José Serra.

Tem jornalista que sempre diz o que bem quer, ou mandado a dizer o que ele próprio as vezes não quer, e tem que escutar o "amigo" do Serra lhe chamar de caluniador, canalha e outras coisas mais. Bem, isso não pode ocorrer. Ainda bem que o programa é transmitido tarde da noite e em emissora que tem boa, mas não tão acionada pelo público e muito menos por menores de idade.



sexta-feira, 31 de julho de 2009

LEIA E OPINE...


Imigração e nacionalismo


Luiz Carlos Bresser-Pereira Folha de S.Paulo, 27.7.2009.


Aos imigrantes não resta alternativa senão lutar para que o país respeite seu direito ao multiculturalismo.
A emigração dos povos pobres para os países ricos é hoje fenômeno social global que mostra o caráter inescapável do nacionalismo. O mundo seria mais belo se fosse uma grande comunidade e não existissem nações, mas isso só acontecerá quando as desigualdades diminuírem a ponto de se estabelecer um Estado mundial. Enquanto isso não ocorrer, o nacionalismo estará entre nós e tanto poderá significar a legitimação do poder dos povos mais poderosos sobre os demais (imperialismo) quanto a ideologia necessária para que os povos mais fracos se defendam. Tanto poderá ser um nacionalismo étnico e agressivo quanto um patriotismo defensivo. O nacionalismo é a ideologia de formação do Estado-Nação. Alguém é nacionalista se preenche duas condições: primeiro, se entende que é obrigação do governo de seu país defender os interesses dos seus habitantes e, segundo, se considera que, ao tomar decisões, esse governo deve pensar por conta própria em vez de se submeter aos conselhos e pressões dos países mais ricos. Assim definido, o nacionalismo é econômico e pode ser apenas defensivo. Já o nacionalismo econômico agressivo caracteriza os países ricos que exploram os mais fracos, mas seus cidadãos acreditam que os estão ajudando ou bem orientando.Quanto ao nacionalismo étnico, é o nacionalismo perverso das pessoas e povos que discriminam de acordo com o critério da raça, da religião ou da origem nacional. É o nacionalismo que afirma que cada conjunto étnico homogêneo deve ter seu próprio Estado-Nação é o nacionalismo que, ao rejeitar a imigração, se confunde com o nacionalismo econômico. O nacionalismo econômico é inevitável porque o mundo e cada indivíduo estão organizados em famílias, organizações e países que competem e colaboram entre si. Dificilmente será reeleito um governo de um país rico se não tomar decisões de acordo com os interesses nacionais. Nesses países, o nacionalismo hoje é econômico e étnico. Poucos são os cidadãos que têm dúvida de qual seja o papel de seu governo, poucos são os que reconhecem a exploração dos países mais fracos, e muitos são aqueles que discriminam e rejeitam os imigrantes.Todos defendem seus salários que sofrem concorrência do trabalho barato dos imigrantes, e felizmente um número muito menor defende sua "pureza étnica". Na Europa e no Japão, existe um verdadeiro cerco contra os imigrantes. Nos EUA, o quadro é apenas um pouco melhor. Na Itália, uma nova lei acaba de classificar a situação de imigrante clandestino como crime.Os imigrantes ficam sujeitos não apenas a serem extraditados mas, adicionalmente, a cumprir pena por terem imigrado. Existem naturalmente aqueles que não estão de acordo com essa discriminação, como mostra um belo filme francês em exibição em São Paulo, "Bem-Vindo". Na Europa, os partidos de esquerda resistem a essa discriminação, mas essa é talvez a principal razão por que têm tido maus resultados eleitorais.
Em certos casos, a única defesa contra o nacionalismo dos outros é o nosso nacionalismo, é nos organizarmos como Estado-Nação. Mas essa alternativa não existe para os imigrantes. Não lhes resta alternativa senão, de um lado, se integrarem nas sociedades para onde emigram e, de outro, lutar para que o país respeite seu direito ao multiculturalismo. Ambos são processos sociais e políticos difíceis, plenos de contradições. Enquanto não se completarem, haverá muito sofrimento dos imigrantes e muita tensão social nos países ricos.

ATÉ TU, MEU CARO TUMA!

deu no correio braziliense
Tuma também leva terceirizado de brinde
De Marcelo Rocha:
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), tem a sua disposição uma funcionária contratada pela Plansul, prestadora de serviços na TV Senado. Ela acompanha o “xerife” da Casa, encarregado de investigar os eventuais deslizes éticos dos colegas, há mais de dois anos. A Primeira-Secretaria tenta identificar os desvios de função nos contratos da instituição com as terceirizadas.
Na última terça-feira, o Correio revelou situação semelhante no gabinete do senador Efraim Morais (DEM-PB). Além de um dia terem pertencido ao mesmo partido, o DEM, Efraim e Tuma têm algo mais em comum: os dois são ex-titulares da Primeira-Secretaria, posto responsável pela administração dos contratos firmados pelo Senado com as prestadoras de serviço.
O funcionário cedido a Efraim está vinculado a ele pelo menos desde abril de 2006, quando o representante da Paraíba comandava a Primeira-Secretaria e a terceirização era feita pela empresa Ipanema. O caso de Tuma, primeiro-secretário entre 2003 e 2004, é mais recente. Mércia Maria Maciel Rodrigues está à disposição dele desde 2007, com salário de R$ 4,1 mil, segundo planilha feita pelo Senado. A Ipanema foi substituída pela Plansul em abril passado, mas os dois funcionários continuam atrelados aos senadores.
Os casos mostram que o desvio de função no Senado, expediente comum entre os servidores comissionados, também chegou aos prestadores de serviço. Procurado pela reportagem, Tuma disse que a prática sempre existiu na Casa e que se antecipou ao primeiro-secretário(1), Heráclito Fortes (DEM-PI), e pediu uma orientação para tomar providências.
O corregedor disse que a funcionária da Plansul cedida a seu gabinete trabalha exclusivamente em atividades voltadas para a área de comunicação social. “Nunca deixei ela cuidar de outros assuntos. Procurei respeitar a profissão dela. As tarefas da Mércia se restringem a à assessoria de imprensa”, alegou o parlamentar de São Paulo. Mércia informou ao Correio que cumpre expediente diário de seis horas e justificou que cuida apenas de assessoria de imprensa de Tuma. Assinante do jornal leia mais em: Tuma também leva terceirizado de brinde
EU:
Se bem me lembro, o senador Tuma muito conceituado lá pelas bandas do Senado, e há razões para isso, tanto que ele era do DEM e por não encontrar apoio dentro do partido, migrou para o PTB. Na época, muitos outros migraram e o DEM ameaçou de que desejaria o mandando, pois esse, segundo a sua direção, não pertencia ao candidato, mas sim ao partido. Mas... mas no caso do Xerife Tuma, como muitos o chamam, não foi nem tocado, deixando por conta do esquecimento. Qual a razão, hem?

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CADÊ OS RETIRANTES?

Só deixo o meu Cariri no último pau de arara...


BOLSA-FAMÍLIA REDUZ A MIGRAÇÃO DO NORDESTE PARA RIO E SP!

1. Os dados observados no censo de pequenos e médios municípios em 2007 já anotavam isso. As observações em centros de acolhimento e população de rua no Rio, idem. E as informações de matrículas em escolas e atendimentos em postos de saúde, confirmaram. É um efeito colateral positivo do Bolsa-Família. Os dados de crescimento de moradores em favelas e da população do Rio-Capital, extrapolados pelo IPP do censo parcial de 2007, só confirmam: 1,5% anual para favelas, 0,74% para a cidade e 0,58% para não-favela. A taxa de 1,5% se aproxima da taxa de natalidade que é, naturalmente, o piso.

2. Politólogo Marcos Costa Lima, Diretor do Núcleo de Estudos Regionais e do Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco. Uma das respostas à entrevista ao Caderno Aliás, do Estado de SP, 26/07. P: Mas quase não se ouve mais falar tanto de seca, de refugiados, como nos anos 70 e 80. R: O número de retirantes diminuiu. Hoje o pobre do interior tem condições, mínimas que sejam, de ficar. Ele não precisa fugir da seca, porque o dinheiro de programas como o Bolsa-Família e a previdência rural segura.


CRISE? ONDE? Sempre há espaço...

Crise? Onde?

Venda de celular com GPS deve subir 34% em 200929/07/09

As vendas mundiais de celulares equipados com chips GPS, que utilizam satélites para determinar a localização exata do usuário do aparelho, registrarão forte crescimento em 2009, de acordo com o grupo de pesquisa Strategy Analytics.
"Prevemos que os embarques mundiais de celulares inteligentes com GPS crescerão em saudáveis 34%, de 57 milhões de unidades em 2008 para 77 milhões em 2009", disse Joanne Blight, diretora de navegação da Strategy Analytics, na quarta-feira (29).
"Os celulares inteligentes dotados de GPS são um segmento de alto crescimento que continua a se expandir mesmo durante um momento econômico difícil, como o atual", acrescentou.
Os principais fabricantes mundiais de celulares inteligentes incluem a Nokia, líder mundial na fabricação de celulares, e empresas como Apple, HTC e Research in Motion.
Dois fatores essenciais estimularam a adoção, disse Neil Mawston, diretor de comunicação sem fio na Strategy Analytics. "Primeiro, temos a aceitação generalizada pelos consumidores de aparelhos portáteis para navegação em veículos. Depois, os serviços de navegação móvel estão melhorando. Existe presença cada vez mais forte de aplicativos de mapeamento em fornecedores importantes de celulares inteligentes", analisou.
A Nokia previu que 50% dos modelos de celulares vendidos neste ano contarão com chips GPS.
O sucesso dos recursos de navegação em celular há anos é visto como ameaça a fabricantes de sistemas pessoais de navegação como a Garmin e TomTom. A Nokia é hoje a maior fabricante mundial de aparelhos com recursos de GPS.
Fonte: Reuters

quarta-feira, 29 de julho de 2009

CIRO DESEMBARCA EM SÃO PAULO,,,




Vamos mudar São Paulo?

O PT já começou a testar qual seria a reação da população a uma eventual candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo, apesar das resistências de alguns setores da legenda em abrir mão da cabeça de chapa na corrida estadual de 2010. Ciro foi incluído numa pesquisa qualitativa encomendada pelas direções estadual e nacional da sigla, finalizada há alguns dias. Ele foi avaliado junto com outros possíveis nomes do PT para a vaga. A ex-prefeita Marta Suplicy (SP) e o senador Aloizio Mercadante (SP) apareceram como os mais conhecidos.

O levantamento começou a ser feito antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandar um recado à sigla, alegando que os petistas de São Paulo devem “levar a sério” a candidatura de Ciro. Desde então, o PT achou melhor abrir formalmente as negociações com o PSB. Mas o discurso ainda é o de que se trata de montar um projeto conjunto para 2010 e que cada sigla ainda vai apresentar um nome para a cabeça de chapa.

A pesquisa apontou que jogariam a favor de Ciro o fato de ele ter projeção nacional e de ter sido ministro da Integração Nacional de Lula. Por outro lado, os entrevistados mostraram desconhecer o fato de ele ter nascido em Pindamonhangaba, interior paulista, e o associaram diretamente à política nordestina

“Agora, há de ver se é verídico, pois corre um boato de que a oposição a Lula e Dilma, que está” plantando” uma pesquisa na qual dá uma queda acentuada à Lula, devido ao seu apoio à José Sarney. Vamos ver!


E HELOÍSA HELENA ACREDITOU NELES...

Muitos estão é alegres pela saída de H.Helena. Muitos, pars desejarem ser simpáticos, até confessam que antes não gostavam do que ela dizia do que escrevia.

HELÓÍSA HELENA ACREDITOU NELES.

Agora ela é sábia. Tem um pronunciamento do Héráclito que diz sobre as baleias, quando se perdem por questões climáticas e em busca de alimentos, chegando as praias do Rio de Janeiro, onde se já sabem que não mais retornam.
Vou encontrar esta parte do pronunciamento de Heráclito Fortes.

Untitled Document

Untitled Document <<<

Ciro Gomes e sua língua afiada.

Ciro desmente fortemente FHC - chama-o de mentiroso - fala sobre privatizações - fala de Serra - fala que Aécio é inocente perante Serra e por aí vai.



Enquanto fazem política eleitoreira...

...o país vai pagando quase que três milhões de reais de despesas para cada senador. Tudo incluído...

Enquanto fazem política eleitoreira, nada se vota e nada eles, senadores, apresentam de projetos. Digo projetos e não arremedos...

Enquanto fazem política somente visando 2010, nem as MPs que o executivo manda eles, senadores, apreciam ou votam...

Enquanto fazem campanha visando 2010, o Executivo tem que enviar MPs, que depois os “nobres” irão dizer que estão abarrotados de MPs, e que teremos que ter uma Lei mais rígidas contra essas medidas...

Bem, temos que ir nos acostumando, pois esse “circo” vai continuar dando seus “shows” até outubro de 2010. Ah, que paciência de Jô, teremos que ter!
Pedro Bueno


29/7/2009
http://oquepensabuenho.blogspot.com

http://buenomuybueno.blogspot.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Frase do sábio FHC





Frases de FHC.

"Não estou cogitando mexer no câmbio. Não vou mexer nem neste nem no outro mandato."
4 de fevereiro de 1998, num ato falho em que admite contar com a reeleição.


"São vagabundos."
20 de maio de 1998, sobre os brasileiros que se aposentam com menos de 50 anos.
"As relações com o Congresso nem sempre ocorrem com a assepsia que a população espera."
13 de maio de 1998, sobre a aprovação das reformas.

"Pensei que você ia me dizer que vinha visitar o filho da Xuxa. Aliás, eu não tive nada com isso."
12 de agosto de 1998, para o colega argentino Carlos Menem, que ligou para saudá-lo pela privatização da Telebrás.

"O Rio é uma maravilha. Falam em crise e esse pessoal todo na praia!"
3 de março de 1999, para o governador Anthony Garotinho, sobrevoando a Praia de Copacabana

“Não há cirurgia que dê jeito no Serra."
24 de março de 1999, comentando a cirurgia plástica feita pelo então ministro para retirada da bolsa sob os olhos.
.
"Por quê? Porque eles falaram mal de mim num jantar? Eu também falo mal de todo mundo."
14 de abril de 1999, dizendo por que não pensava em demissão de pessoas indicadas pelo PMDB, que patrocinou a CPI dos bancos.

"Essa obsessão de parar de trabalhar a certa idade vai criar problemas na Previdência, que já são desagradáveis por causa do aspecto financeiro."
14 de abril de 1999, sobre a aposentadoria.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

VAMOS BLOGUEAR ??

Coisas de blogueiros

Quando se abre um jornal on-line, nos jornalões somente vejo manchetes de crise, mais crise, escândalos mais escândalos. As manchetes mentem, pois lá por dentro lêem-se coisas que não coadunam com a manchete chamativa. Puro engodo!

Mas já que o primeiro escreve um assunto aí vou para o outro e a matéria é toda igual. Nada diferente e aí pergunto: deve ser a rede funcionando. O Leitor não tem como escapar das tentativas de indução. Os escândalos são os mesmos e a forma de dizer nada diferente.

Mas de qualquer forma escolho um e leio a matéria. Outras iguais, sem tirar nem por em termos de indução, no assunto economia. O que muda é a forma de dizer, não me enganei: é a mesma coisa. Há o sentido desqualificatório quando se tem bons resultados. Quando os números estão bons é por razões de terem seguido o governo antecessor. Quando vai mal é por pura incompetência.

Agora manchetes novas, mas tratados de mesma forma, sem tirar nem por, quando se fala de corrupção. “O governo não combate a corrupção”. Mas pouco se noticia que a PF investigou e apresentou à Justiça casos em que pessoas alinhadas com a oposição, estão metidas numa enroscada de grandes proporções em termos de sonegação fiscal. Mas, quando o assunto é ampliar o Bolsa Família é demagogia eleitoreira. Nesse último caso há um grande estardalhaço, dizendo que deixará um grande abacaxi para o sucessor.

Mas se for ler outro jornalão, o tratamento de matérias que sejam contrarias ao atual governo, nada será diferente. Então me pergunto: Uai, quem copiou o outro? Tudo igualzinho. Talvez mude o nome de uma pessoa intitulada como autora da matéria.

Agora acho melhor procurar pelos blogs. Ao menos esses são mais sinceros. Tem suas opiniões próprias e buscam ver onde está a verdade dos fatos, sem se prostituírem. A grande maioria comenta seus pensamentos até mesmo por idealismo. Tem para suas sobrevivências seus trabalhos fora do jornalismo. Escrevem em seus blogs por idealismo. Externam seus pensamentos sem o receio de perder o emprego.

Então, blogueiros é sinônimo de expor seus pensamentos com LIBERDADE.

Pedo Bueno
27 de julho de 2009

QUE BELA CRISE...!



Lucro da Embratel aumenta 229% no trimestre
27/07/09

A Embratel teve lucro líquido no segundo trimestre de R$ 403 milhões, aumento de 229% em relação ao segundo tri de 2008. A receita líquida da empresa cresceu 9,4% (ano contra ano), totalizando R$ 2,562 bilhões. A nova linha de negócios TV por Assinatura Via Satélite (Via Embratel), cujo lançamento ocorreu em 1º de dezembro de 2008, encerrou o primeiro semestre de 2009 com 143,743 mil vendas, mantendo expressivo crescimento.No segundo trimestre de 2009, a receita com o serviço local cresceu 27,6%, para R$ 518 milhões, devido, principalmente ao aumento do número de clientes corporativos e residenciais (principalmente Net fone e Vipline). A receita de comunicação de dados cresceu 24,3%, para R$ 746 milhões, enquanto a receita de longa distância aumentou apenas 0,5% (se comparadas com o mesmo período do ano anterior).
O tráfego de longa distância nacional totalizou 3.598 milhões de minutos, redução de 2,7% comparado com primeiro trimestre de 2009. No acumulado do período, o tráfego de longa distância nacional totalizou 7.295 milhões de minutos, uma redução de 5 pontos percentuais comparado com o mesmo período do ano anterior.O Ebitda no segundo trimestre foi de R$ 660 milhões, crescimento de 20,1% comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. O Ebit no segundo trimestre foi de R$ 381 milhões.Em 30 de junho de 2009, a dívida líquida da empresa totalizou R$1,767 bilhão. Os investimentos no segundo trimestre de 2009 foram de R$ 299 milhões.

domingo, 26 de julho de 2009

É lei, mas poucos sabem!

DIÁRIO OFICIAL
Lei de n° 3.359 de 07/01/02 - Depósitos Antecipados

COISA BOA, NINGUÉM FICA SABENDO!

Foi publicada no DIÁRIO OFICIAL em 09/01/02, A Lei de n° 3.359 de 07/01/02, que dispõe:

Art.1° - Fica proibida a exigência de depósito de qualquer natureza, para possibilitar internação de doentes em situação de urgência e emergência, em hospitais da rede privada.

Art. 2° - Comprovada a exigência do depósito, o hospital será obrigado a devolver em dobro o valor depositado ao responsável pela internação.

Art. 3° - Ficam os hospitais da rede privada obrigados a dar possibilidade de acesso aos usuários e a afixarem em local visível a presente lei.

Art. 4° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Não deixe de repassar aos seus amigos, parentes, conhecidos, enfim.
Uma lei como essa, que deveria ser divulgada, está praticamente escondida!
E isso vem desde 2002.
Estamos em 2009!

Sem urna eletrônica deu no que deu!


Cinco cidades mineiras elegem novo prefeito no domingo
Agência Brasil
Cinco cidades mineiras voltam às urnas neste domingo para eleger prefeito e vice. São municípios os resultados do pleito de outubro de 2008 anulados pela Justiça. Mais de 50% dos votos válidos naquela oportunidade foram considerados nulos por irregularidades praticadas pelos então candidatos e suas coligações. Haverá nova eleição em Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Mata Verde, Carmo do Paranaíba e Salto da Divisa. Em Cachoeira Dourada, no Triângulo Mineiro, 2.657 eleitores vão optar entre os candidatos Walter Pereira Silva (PSDB) e João Francisco Filho (PP). Na mesma região, em Ipiaçu, 3.874 eleitores terão como postulantes à prefeitura Vagner Luis Ramalho Silva (PSDB) e Urbino Capanema Junior (PPS). Em Mata Verde, município com 6.497 eleitores no Vale do Jequitinhonha, os candidatos são Aurélio Santos Caíres (PPS) e Irone Bento Dias (PMDB). Em Salto da Divisa, na região do Baixo Jequitinhonha, 4.370 eleitores escolherão entre os candidatos Clélia Peixoto Miranda Cunha (PMDB) e Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto (DEM).Em Carmo do Paranaíba, no sudeste de Minas Gerais, a disputa será entre três candidatos - Helder Costa Boaventura (DEM), Ajax Barcelos (PMDB) e Julio Cesar Moraes Gontijo (PT) . É o maior de todos os municípios que voltam às urnas amanhã (26), com 21.169 eleitores aptos a votar.
Eu: Imagine a um século passado, o que não acontecia. Devagar vamos chegando lá e os "coroneis" vão saindo de cena. Agora, o povo tembém tem que ajudar.

O Caixeiro viajante


CAIXEIRO-VIAJANTE Lula na Índia em 2007: 66a missão comercial será em outubro na Bélgica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou gosto pelo papel de caixeiro viajante. Em 5 de outubro, ele segue para a Bélgica, na sua 66ª missão comercial, ansioso para garantir a presença do setor privado brasileiro nas principais mesas de negociações do mundo. Os empresários que já fizeram parte de alguma comitiva com o presidente garantem que ele realmente se empenha em aumentar o comércio bilateral.
Na última missão comercial ao Peru, Lula ouvia o presidente peruano, Alan García, reclamar da pequena participação brasileira no país, quando viu passar Flávio Machado Filho, diretor de relações institucionais da Andrade Gutierrez. Sem cerimônias, o presidente gritou: "Flávio!" Puxou o executivo pelo braço e disse: "Você conhece o presidente Alan García?" Lula virou-se para o presidente peruano e aconselhou: "Fique de olho nele." Depois disso, a construtora assinou contrato com a Vale para exploração de uma jazida de fósforo no Peru.
O executivo não estava na comitiva presidencial à toa. A construtora já tinha decidido fortalecer sua atuação fora do Brasil, com apostas na América Latina e África. No início de julho, também acompanhando a visita de Lula à Líbia, Machado Filho fechou três contratos com o governo líbio, para obras viárias e de saneamento básico ao redor da capital Trípoli, por US$ 600 milhões.
O ministro Norton Rapesta, que assumirá o Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty na próxima semana, explica que acompanhar a comitiva do presidente no Exterior sempre garante visibilidade. "O presidente Lula aprendeu na pele que se a indústria não vende, ela demite. Por isso, ele fala com entusiasmo do Brasil moderno, tecnológico e desenvolvido", diz Rapesta. "Ele vende o Brasil."
E as grandes companhias estão aproveitando a oportunidade. A construtora Camargo Corrêa aproveitou a missão presidencial em fevereiro de 2005 para instalar seu escritório na Venezuela. Cinco meses depois iniciava as obras de re-cuperação da barragem da Represa El Guapo, a 150 quilômetros de Caracas, em um contrato de US$ 110 milhões. A Odebrecht foi a Angola em 2003, com Lula, e três anos depois criou sua Divisão de Petróleo e Gás. Em julho deste ano, a construtora anunciou sua primeira grande descoberta no país: óleo, considerado leve, de boa qualidade, a uma profundidade de 4.725 metros.
A Embraer vai renovar a frota da reestatizada Aerolineas Argentinas, por cerca de US$ 650 milhões. A EBX fechou contrato de longo prazo para fornecer minério para a chinesa Wisco. E o grupo Marfrig comprou o frigorífico Patagônia por US$ 8,5 milhões, logo após missão comercial com o presidente Lula ao Chile. "Atualmente, as missões fazem parte das atribuições dos chefes de Estado. Todos fazem isso", diz Thomaz Zanatto, diretor de relações internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "E o Brasil não leva só produtos. Também capta investimentos."
A forte presença de grandes empresas brasileiras no Exterior também abre espaço para as pequenas e médias crescerem. O empresário Cláudio Rosa Júnior, 44 anos, desembarcou na China pela primeira vez em 1984. Naquela época, o país asiático iniciava uma série de reformas econômicas, com a criação de Zonas Econômicas Especiais, para privilegiar a produção destinada à exportação. Ele encontrou uma excelente oportunidade para importar correntes de bicicleta. Em 2004, Rosa chegou a Pequim na maior missão brasileira que se tem na história, com outros 460 empresários liderados por Lula, que queria "invadir" a China.
Na época, ele manteve a tradição e fechou novos contratos para importar peças de bicicletas, mas tinha outras ambições. Em maio deste ano, o empresário voltou com o presidente brasileiro à China e se associou à fabricante de motos chinesa Zongshen. A chinesa resolveu investir US$ 80 milhões na CR Motors, de Rosa, que passou a se chamar CR Zongshen. O contrato prevê a construção de uma fábrica em Manaus, no Amazonas, para produzir 180 mil motocicletas por ano. "A Zongshen acredita na consolidação dos mercados por continente. A fábrica em Manaus será o centro de distribuição das Américas", conta o empresário, agora presidente-executivo da CR Zongshen.