sábado, 12 de setembro de 2009

POR ACASO VOCÊ LEU ISSO NOS JORNALÕES?



Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nº 886 - Brasília, 9 de Setembro de 2009

Brasil é referência mundial em medidas de transparência que reduzem corrupção
Medidas adotadas pelo governo brasileiro de prevenção e combate à corrupção estão transformando o Brasil em referência internacional em transparência na administração pública. Sem esperar por ações do Judiciário, o País tem conseguido promover clareza na divulgação das contas públicas e aplicar punições administrativas aos culpados.

Uma das evidências disso é o crescente número de convites recebidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) para participar de eventos internacionais, seja para expor a outros países as experiências inovadoras adotadas pelo Brasil seja para contribuir na formulação de políticas globais de combate à corrupção, para organismos internacionais.

De acordo com o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, essa sucessão de convocações para tantos fóruns internacionais revela o reconhecimento de um trabalho institucional, de uma equipe altamente profissional, que demonstra como um organismo público brasileiro pode tornar-se referência internacional. “O que faço nessas conferências é mostrar o trabalho de uma equipe de elite que reunimos na CGU e da qual o Brasil pode se orgulhar”, afirmou.

CGU participa de eventos internacionais

Somente neste segundo semestre de 2009, a CGU participa de 18 reuniões e conferências internacionais. Entre elas, destaca-se uma conferência internacional promovida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Cazaquistão, sobre o combate à corrupção e a promoção da boa governança para o desenvolvimento sustentável da Europa Oriental e Ásia Central, entre 16 e 18 de setembro.

De 17 a 18 de setembro, participa em Buenos Aires, na Argentina, do Seminário Internacional de Informações Públicas.

Entre 29 de setembro e 2 de outubro, a CGU participa de um seminário regional na Costa Rica. Em 21 de outubro, o ministro Jorge Hage será palestrante, a convite do Reino Unido, na Conferência sobre Transparência na Ajuda Internacional, em Haia, na Holanda.

Ainda em outubro, será realizada no México, a Conferência Internacional “A Transparência nas Américas.
De 7 a 10 de novembro, Hage estará em Doha, no Catar, participando como expositor do VI Fórum Global da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção e, em seguida, da III Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU contra a Corrupção.

No mesmo mês, entre 20 e 22, participa, em Dubai, nos Emirados Árabes, do Fórum Econômico Mundial.
A CGU também recebeu pedido do governo de Angola para prestação de assistência técnica e capacitação de pessoal. O assunto está sob exame junto ao Ministério das Relações Exteriores, com vistas à viabilização dos recursos. A CGU trata ainda, junto ao Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes, da definição do modelo e cooperação com o governo angolano.

SARDENBERG CORRE PERIGO !!


ATENÇÃO!!

Por esta entrevista cheia de pose do "sabe tudo". o jornalista Carlos Alberto Sardenberg corre sério risco de ser subistituido. Talvez as "negatividades" de Sardemberg não devam ter feito ou conseguido o que se desejava a oposição mediática e daí outros Sardenbergues serão testados.

Na verdade, o entrevistado nada de novo falou e a cantilena é a mesma a não ser a "pose de quem se acha sabe tudo"

Em pouco tempo vamos ver uma mulher dando outra entrevista. Será uma nova "Miriam Latão"?

Se Lula falar novamente que esta crise se confirmou a "marolinha", nossa, vai ser tiroteio para todos os lados.


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

INTERNET - PRÁ QUÊ CENSURA?

Internet

A Internet veio dar uma visão nova de como ler noticias, já não é um “Club fechado”, onde uma mídia política como a nossa tem tido ainda o poder de mexer com as consciências das pessoas.

A Internet nos deu certas liberdades de lermos o que queremos com possibilidades de formarmos juízos mais livremente, visto que em muitos assuntos há opiniões mais diversificadas que notamos não ser escritas por gente que tem que expressar o que seu patrão determina.

A liberdade de opinião, desde que seja de forma respeitosa, há a aceitação por parte de milhões de pessoas.

A própria Internet tem seu modo de censurar os que fogem de certas regras da boa convivência. Não que para angariar mais e mais simpatizantes sem que tenha que reduzir suas palavras, mas sim expressá-las de forma clara e nunca ficar preocupado com quem possa discordar. Isso faz parte.

Sempre teremos leitores, pois o mundo é grande e milhões poderão ser adeptos, mesmo que não façam comentários dentro do assunto que os blogueiros escrevem.

Portanto, não necessitamos que o Congresso elabore regras ou crie lei de censura dos sites ou blogs. Os próprios leitores farão sua autocensura, não mais abrindo o site ou blog que não comungue com que o pensamento de seu leitor que não aceita o que nele contenha, a não ser que veja algumas razões de aproveitar ao menos parte do que o blogueiro pensa.

Outro fato é que em todos os blogs há espaço para que o leitor possa exprimir sua concordância ou não sobre o assunto escrito. Bem diferente de um grande jornalão do Rio de Janeiro, onde há uma página inteira para que seus leitores façam seus comentários, mas se o assunto não estiver na “ordem do dia” e se o conteúdo não combinar... não é publicado coisa alguma.

Há muita diferença da mídia regular e a mídia da Internet. Internet é mais livre de compromissos partidários e comerciais. Como exemplo da maior liberdade pode-se citar o que está por ocorrer na Colômbia, onde o atual Presidente está prestes a aceitar um terceiro mandato. A mídia regular fica em silêncio, nada fala, mas se fosse Lula o interessado o mundo viria abaixo. Há muito que possamos diferenciar entre mídia regular com mídia da Internet.

E O GOVERNO NÃO SABE DIVULGAR PARA O POVO


Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da RepúblicaNº 886 - Brasília, 9 de Setembro de 2009
Brasil é referência mundial em medidas de transparência que reduzem corrupção
Medidas adotadas pelo governo brasileiro de prevenção e combate à corrupção estão transformando o Brasil em referência internacional em transparência na administração pública. Sem esperar por ações do Judiciário, o País tem conseguido promover clareza na divulgação das contas públicas e aplicar punições administrativas aos culpados. Uma das evidências disso é o crescente número de convites recebidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) para participar de eventos internacionais, seja para expor a outros países as experiências inovadoras adotadas pelo Brasil seja para contribuir na formulação de políticas globais de combate à corrupção, para organismos internacionais.De acordo com o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, essa sucessão de convocações para tantos fóruns internacionais revela o reconhecimento de um trabalho institucional, de uma equipe altamente profissional, que demonstra como um organismo público brasileiro pode tornar-se referência internacional. “O que faço nessas conferências é mostrar o trabalho de uma equipe de elite que reunimos na CGU e da qual o Brasil pode se orgulhar”, afirmou.CGU participa de eventos internacionaisSomente neste segundo semestre de 2009, a CGU participa de 18 reuniões e conferências internacionais. Entre elas, destaca-se uma conferência internacional promovida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Cazaquistão, sobre o combate à corrupção e a promoção da boa governança para o desenvolvimento sustentável da Europa Oriental e Ásia Central, entre 16 e 18 de setembro. De 17 a 18 de setembro, participa em Buenos Aires, na Argentina, do Seminário Internacional de Informações Públicas.Entre 29 de setembro e 2 de outubro, a CGU participa de um seminário regional na Costa Rica. Em 21 de outubro, o ministro Jorge Hage será palestrante, a convite do Reino Unido, na Conferência sobre Transparência na Ajuda Internacional, em Haia, na Holanda. Ainda em outubro, será realizada no México, a Conferência Internacional “A Transparência nas Américas. De 7 a 10 de novembro, Hage estará em Doha, no Catar, participando como expositor do VI Fórum Global da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção e, em seguida, da III Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU contra a Corrupção. No mesmo mês, entre 20 e 22, participa, em Dubai, nos Emirados Árabes, do Fórum Econômico Mundial.A CGU também recebeu pedido do governo de Angola para prestação de assistência técnica e capacitação de pessoal. O assunto está sob exame junto ao Ministério das Relações Exteriores, com vistas à viabilização dos recursos. A CGU trata ainda, junto ao Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes, da definição do modelo e cooperação com o governo angolano.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FALTA TEMPO?


Algumas coisas.

Nada de mais se não fosse à mentira de senadores e deputados federais alegarem que o pedido de urgência para que fossem analisados e votados os assuntos do pré-sal, perde toda verdade, pois o que fizeram os deputado e senadores não justifica a reclamação pelo tempo considerado exíguo.

Os deputados ficaram bonzinhos com os suplentes de vereadores durante dois dias e sob pressão votaram a favor desses suplentes que de 51 mil passarão a ser 58 mil. Tem mais, tudo isso na quase calada da noite em dia que parece ter sido o escolhido, onde todos os órgãos de imprensa e a população estavam voltados mesmo para o jogo do Brasil contra o Chile, realizado em Salvador, Bahia.

Já hoje, quinta feira, pouquíssimos desses deputados estavam em Brasília, como deve ter ocorrido até mesmo ontem quando da votação, pois votaram a favor 333 contra 32, de um total de 513 deputados que compõem aquela casa legislativa. Já para apreciarem a medida de urgência alegam desconhecerem sobre o assunto e que 15 dias de maneira alguma haveria tempo de saber sobre pré-sal.

No Senado é a mesma coisa e para essa quinta nem coro para terminar o que iniciou ontem sobre lei eleitoral para 2010, principalmente sobre um assunto bastante polêmico que é o uso da Internet aqui pelo Brasil. Não terminando nem na quarta e nem na quinta-feira, conforme combinado por falta de quórum. Portanto, o Congresso que praticamente só trabalha de terça a quinta, realmente não terá tempo nem para se fazer um balanço do gasto de cafezinho e água para todos os parlamentares.

Então, essa de que falta tempo e que o governo estava debruçado há dois anos sobre o assunto, não justifica muito tamanha choradeira.

Portanto, não é por falta de tempo coisa nenhuma.
Pedro Bueno
Quinta-feira, 10 de setembro de 2009

JARDIM DO ENTREGUISMO

Muitos dirão: Mas esse blogueiro copia e cola muitas matérias de nossa imprensa. Eu fiquei com vergonha quando me disseram isso? Claro que não, se os "grandes blogueiros" fazem até pior que que é copiar e retirar ou acrescentar alguma coisa e assinar. Gente de grande jornalão não faz mais que copiar matérias, mas na verdade talvez por ser do mesmo "grupinho da chamada midia livre", onde seus "jornalistas" escrevem o que pensam e não o que o seu patrão determina.

Jornalista livre: "me engana que eu gosto"

O jardim do entreguismo
Rosa dos Ventos - Mauricio Dias
Autor(es): Mauricio Dias
Carta Capital - 08/09/2009


O debate em torno do marco regulatório do pré-sal mostrou toda a irrelevância da CPI da Petrobras, criada pela oposição para fugir do enfrentamento com a verdadeira agenda das questões mais importantes para o País. Questões que o governo Lula entrega para o debate. Mas essa não é a única razão a impedir a CPI de atingir os objetivos políticos subalternos que nortearam a sua criação. Não é preciso ser especialista em águas profundas para descobrir outros motivos, capazes de anular as investigações sobre todos os patrocínios solicitados por parlamentares e concedidos pela estatal durante o governo FHC. Eis alguns exemplos: • O senador peemedebista Pedro Simon, em 2000, endereçou documento à presidência da empresa pedindo a construção de uma usina termoelétrica em Canoas (RS). E ainda indicou a fonte de energia: “Gás da Argentina”... • O hoje governador do Distrito Federal, à época senador pelo PSDB, pediu patrocínio para a publicação do Guia do Século XXI e para o filme Veias e Vinhos, uma História Brasileira, além de interceder em favor do longa-metragem Sorria, Jesus te Ama! • Arruda encaminhou um projeto de financiamento que fez sucesso na Petrobras: Declare Amor à Vida Correndo. A grana saiu rapidamente. • Hoje, brigando com a estatal por questão dos royalties, o governador capixaba, Paulo Hartung, solicitou ajuda financeira para o Congresso Internacional de Psicanálise, realizado em agosto de 2000. E Sérgio Cabral, governador do Rio, também brigando pelos royalties, pediu dinheiro para a restauração do Convento de Nossa Senhora do Carmo. • O petista carioca Carlos Santana, em 2001, em plena oposição, batalhou pelo projeto Acorda Zumbi e Renato Viana (SC) pleiteou verba para financiar a VI Corrida da Fogueira Grená, em Blumenau. • O então senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), chefe da assessoria técnica da oposição na CPI, bicou a estatal apesar de o tucanato tentar privatizá-la: a assinatura dele chancela desde um projeto musical intitulado Isto É o Rasqueado de Mato Grosso para o Brasil até uma gorda verba para o XXI Festival de Pesca de Cáceres. • Lúcio Alcântara (PSDB-CE) foi o padrinho de um Festival de Jazz e Blues, em 2002, enquanto o paraibano Ronaldo Cunha Lima insistiu muito num capilé para o Presépio Vivo do Natal de Campina Grande. • O deputado federal Josué dos Santos Ferreira (PL-SP) batalhou a verba de 73 mil reais para um livro intitulado Os Meandros do Congresso Nacional. • O projeto teatral Você Tem Que me Dar seu Coração foi apadrinhado pelo deputado federal Paulo Baltazar (PSB-RJ), que, não satisfeito, pediu mais dinheiro para A Outra. • O deputado monarquista Cunha Bueno (SP) intercedeu em favor de um adjutório para a Federação Paulista de Karatê, e o colega dele, Pedro Chaves (DF), queria dinheiro para os “torneios de pelada no entorno sul de Brasília”. • O tucano Luiz Carlos Hauly (PR), um dos maiores frequentadores do caixa de patrocínio da empresa, conseguiu levar 200 mil reais para o Festival de Teatro de Londrina. Ao mandar fax agradecendo, aproveitou e pediu mais 50 mil reais “pela importância do evento”. Há pedidos, e são muitos, de senadores e deputados em favor de empresas de amigos, capazes de provocar mais um temporal sobre o Congresso.

BOA, ERENICE. É ISSO MESMO, CHEGA DE FRESCURA DESSA GENTE

Erenice fez muito bem e logo fazer uma comunicação geral. Tem muita gente se gabando de governar bem, mas com dinheiro de todos os brasileiros e não só de um estado. Se mexer mais vai surgir fatos novos no governo de Aécio que no fundo é um "bon-vivant" e com muita ajuda federal. Certa vez ele respondeu ao ex-prefeito do Rio da mesma forma e agora já surgem os que condenam a Eunice pela resposta dada. O pessoal do Lula, lá no Congresso, está mais para donzela do que mesmo em defender o governo. Mostre ao povo com que dinheiro muitos se gabam de alguma coisa que fazem.

Ministra interina da Casa Civil rebate críticas de Aécio
De Tânia Monteiro, da Agência Estado:
A ministra-chefe interina da Casa Civil, Erenice Guerra, inaugurou o estilo bateu levou, ao divulgar nota oficial contestando as declarações do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de que o governo federal "está devendo uma ação mais consistente" no Estado e que age com "descaso" em relação à proposta de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a ampliação do metrô de Belo Horizonte.
Em atitude inédita, a resposta da Casa Civil ao governo de Minas foi distribuída para a imprensa, via e-mail, cerca de uma hora depois de as declarações de Aécio terem sido divulgadas nos noticiários online.
Na nota, a Casa Civil diz que "estranha" a manifestação do governador e que "ao contrário" do que ele afirma "não há descaso do governo federal em relação a Minas Gerais", justificando que "o Estado e sua população estão sendo beneficiados com investimentos importantes".
Depois de destacar que "quem construiu e mantém o metrô de Belo Horizonte é o governo federal", a nota prossegue informando que "somente dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o Estado mineiro está sendo contemplado com investimentos que somam R$ 50,6 bilhões".
Diz ainda que, a discussão sobre "a ampliação do metrô em BH está subordinada à definição dos projetos de todas as cidades-sede da Copa de 2014" e que no orçamento de 2009 estão previstos R$ 66 milhões para a conclusão do trecho Eldorado-Vilarinho, e R$ 50 milhões para a vedação da faixa de domínio do trecho Barreiro-Calafate. Cita ainda que os projetos executivos das Linhas 2 e 3, orçados em R$ 15 milhões, estão sendo bancados pelo governo federal.
Por fim, a nota destaca que além dos investimentos do PAC e da Copa 2014, o governo federal está beneficiando Minas Gerais, por exemplo, com 16 novas escolas técnicas e 12 novos campi de universidades. E 1 milhão de famílias mineiras estão recebendo o auxílio financeiro do Bolsa Família.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SÃO PAULO E SEUS MISERÁVEIS E SEUS MUROS DA VERGONHA.

Talvez o fingimento tivesse cegado muitos da nossa imprensa por muitos anos. Seria agora que Jabor passou a sentir o que seja São Paulo? As duas divisões de classes socioeconômicos que a chamada classe média sempre fingiu não ser, mais sim o novo rico de São Paulo. Aquele que não olha para os lados para não ver e não ter o que contar da miséria que mora ao lado.

Muito se falou quando o atual prefeito do Rio desejou levantar muros para reduzir o crescimento das favelas cariocas. Não seria, de forma diferente, uma imitação da capital Paulista que de há muito tem seus muros dividindo as moradias dos "bacanas" dos miseráveis de São Paulo.

Sim, São Paulo devemos reconhecer ainda é a locomotiva do país, mas nada falam que de governos para governos, São Paulo sempre recebeu de tudo que foi possível dos governantes federais. Hoje, quando a miséria que para lá partiu no sentido de ajudar no progresso paulistano, hoje, repito, é rejeitada depois que o país avançou na tecnologia. Se teve de tudo para crescer devia ter cuidado melhor daquela gente que para lá foi e ajudou o progresso de São Paulo. Mas, na verdade, os filhos dos nordestinos que um dia tiveram São Paulo como taba de salvação, hoje esses filhos foram deixados de lado nessa imensa selva de cimento, onde muitos nordestinos deixaram jorrar seus sangues para ter um dia uma vida melhor. Que nada, a recompensa foi a favelização cercada por muros, muros esses idênticos ao que existia na Alemanha, que fingidamente muitos do Morumbí transpareciam alegria pela sua derrubada sem observar que debaixo de sua janela estava um enorme muro e bem alto para não ver a miséria que mora ao lado.





JÁ SE TEM TODA ESSA FORÇA?

Sou muito leigo no assunto, mas a Internet no Brasil já está com esta força toda que já se torna necessária elaborar leis que a coloque diante de uma pré-censura?

Pelas pesquisas a Internet por aqui no Brasil, ainda são 6% que a utilizam. Com as campanhas políticas acredito que possa aumentar significativamente, mas não a ponto de ter influência tamanha que possa modificar um resultado do que se vê nas últimas pesquisas de intenções de votos para Presidência da República. A não ser que... pelos políticos que estão apresentando a nova lei eleitoral, possam estar desconfiados de alguma coisa e não pensam em jogar com a sorte.

Dois dos mais audaciosos senadores a apresentarem esse projeto de reforma política são velhos conhecidos, cheios de bossa para armar fatos e se resguardarem contra uma surpresa, não confiando muito nas pesquisas que dão a Serra a fatura liquidada. (...)

O senador Marco Maciel, velho político de Pernambuco, ex-vice Presidente da República de governo militar, não me lembro no momento quem era o titular na época, portanto, em matéria de censura Maciel pode dar aula em qualquer instituição de ensino.

O mineiro, pai do mensalão ou grande criador do caixa 2, professor emérito nestes dois assuntos, portanto, com “boas tendências” de criar normas ou leis que possam impedir milhares de mortais como eu, o direito de expressar opinião pessoal ou até mesmo repicar idéias avançadas de muitos blogueiros que tenho acompanhado. Aliás, ler blogs hoje é melhor que ler jornais. Pela Internet já te tem um pacote completo e de livre escolha de assuntos diversos e sem “sujar as mãos” ou ter a nossa Inteligência agredida.

Internet está dando tanto medo assim?
9/9/2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NEM IA LER, MAS AGORA ESTOU PASMO.

O Globo publicar esta reportagem da forma que está abaixo, nem acredito. É muita isenção para quem nunca foi isento. Sei não, algo de errado foi cometido pelo editor deste jornal que a essas horas já deve estar sendo ao menos recebendo uma boa reprimenda.

Autor(es): Luiz Sérgio
O Globo - 08/09/2009


A crise no Senado resulta de práticas administrativas inaceitáveis, que colidem com princípios constitucionais fundamentais da administração pública. É evidente a necessidade de uma ampla reforma administrativa naquela Casa e nas demais casas legislativas. A sociedade brasileira já não aceita procedimentos sem total transparência na aplicação de recursos públicos e nas práticas administrativas. Há tecnologia para garantir gestão e os instrumentos estratégicos de controle social e transparência.
Porém, não é razoável ignorar que a atual crise é alimentada pela disputa política relacionada às eleições de 2010. A concentração das denúncias no presidente do Senado, José Sarney, evidencia que a pretensão central dos que estimulam a instabilidade é incidir nas relações entre partidos que apoiam o governo ou que podem constituir alianças para 2010. Graves irregularidades cometidas por senadores de partidos de oposição são ignoradas ou minimizadas pelas reportagens.
Funcionários fantasmas, empréstimos do diretor-geral a um senador, privilégios para parentes no plano de saúde, senador que omitiu milhões de reais à Justiça Eleitoral, tudo é minimizado quando se trata da oposição. Até a filha do ex-presidente lotada em gabinete de senador do DEM, que não ia trabalhar, foi anistiada pela mídia.
Já as denúncias em relação ao presidente da Mesa, muitas sem nexo, são superdimensionadas.
A crise tem raízes profundas, mas é manipulada de forma hipócrita para interesses eleitorais. O PT defende a estabilidade política, a governabilidade e o estado democrático de direito. Entende que, com a radicalização política atual, o Conselho de Ética não teria condições de empreender investigação isenta e equilibrada sobre os senadores Sarney e Arthur Virgílio. O MP e a PF têm essas condições, longe do calor da disputa política. Por isso, o PT votou pelo arquivamento das representações em relação a ambos os senadores.
A tática da oposição é estabelecer um ambiente de conflito e confusão política, no momento em que grandes temas, como o marco regulatório do pré-sal e a superação da crise internacional, devem ser a centralidade do debate. Ademais, o PT apresentou ao Senado a candidatura do senador Tião Viana, com um programa de reformas administrativas, e perdeu. Nem por isso quis ganhar a disputa no tapetão, como agora quer a oposição.

Coisas estranhas.

Cabral se reúne com a bancada do Rio para tentar pressionar o governo federal a retirar “o regime de urgência” no caso do Pré-sal, tendo sido enviado pelo executivo com pedido de rapidez na votação nas duas casas legislativas, com um tempo de 45 dias para cada uma delas darem seus pareceres e votarem.

Como não há tempo para se votar e analisar o caso do pré-sal na Câmara, onde 85% das ausências foram perdoadas sob alegação de “missão oficial” fora do parlamento? Se bem me lembro, ouvi numa dessas rádios que “troca a noticia isso vem novamente ocorrendo desde o inicio dessa legislatura, ou seja: 2007. Então cabe a pergunta: com tão pouca presença e além do mais se trabalham apenas de terça-feira a quinta, isso quando não alegam estarem em comissão e por isso “falta tempo para analisar determinadas matérias”, além de dois recessos anuais, realmente O QUE NÃO FALTA É TEMPO, mas sim desejo de fazer bem para a Nação.

VOCÊ SABIA que a discussão do pré-sal está e será a salvação da oposição quanto ao fracassado interesse em desmoralizar a Petrobrás? Também será a salvação para “a grande imprensa” que tentará, juntamente com a oposição em fazer com que a população se esqueça dessa CPI que foi e se continuar será um grande tiro no pé.

TODOS QUEREM
se dar bem com o pré-sal, menos o senador Heráclito Fortes que diz que pré-sal é tão viável como se vendesse lotes de terra na lua.
Mas, por “outro lado, “deputados que não querem” dormir no ponto”, como um que já até apresentou emenda para que seja contemplado nos ganhos do pré-sal, para aumentar os aposentados. De fato são poucos os políticos que “dormem no ponto”.
8/9/2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VOCÊ ACHA QUE HERÁCLITO FOSSE ELOGIAR?



Senador Heráclito Fortes compara investimento no pré-sal a ´lote na lua`






O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) recomendou cautela em relação às expectativas quanto aos recursos que poderão resultar da exploração do petróleo da camada pré-sal. Na opinião do senador, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com seu "poder de convencimento", fala como se os recursos já estivessem em caixa. “O investimento no pré-sal é como quem compra um lote na lua” afirmou o senador nesta sexta-feira. Para Heráclito, é "criminoso" o processo de divulgação em torno do assunto, pois tem induzido os prefeitos, que estão enfrentando uma crise de arrecadação, a pensar que resolverão seus problemas com a exploração do pré-sal.O senador afirmou que é preciso fazer uma distinção entre a exploração do petróleo do pré-sal já descoberto e existente, que, embora com custos elevados, tem-se garantia de sucesso, e o incentivo à exploração de novos poços de forma atabalhoada, sem nenhuma garantia e seguro. Assim, reiterou o senador, é necessário investir na exploração, mas com cautela e sem comprometer o orçamento da União.Heráclito citou a criação da empresa Petropaulo, instituída pelo governo paulista com base em expectativa de que o solo do Estado era rico em gás e petróleo, mas que resultou em prejuízos até hoje contestados na Justiça.O senador disse esperar que o petróleo do pré-sal represente "um segundo descobrimento da nossa pátria", mas que não seja tratado como um projeto que trará resultados imediatos, pois, como alertou, além de ser uma atitude irresponsável, é uma atuação

domingo, 6 de setembro de 2009


O mundo fantástico da enganação.

Estava eu afastado por motivo de saúde, que ainda me covaleço após uma operação, e agora resolvi ler o último exemplar que havia comprado, mas não tive vontade de ler ao sentir certo nojo nas matérias que sempre penso ser por encomenda de algum chefão.

Na coluna observa-se que o “grande Merval” leva tudo para o lado de intrigar pessoas próximas à Lula, como no caso Franklin Martins, juntando-se a ele, Franklin, o senador Renan. Fala-se sobre o prazo da votação do Pré-sal, no projeto enviado ao Congresso.
Insinua “uma rebelião dentro da base de governo, como fato inédito.

Critica o comentário do líder do PMDB Henrique Fontana, dizendo que o mesmo revela ignorância do assunto Pré-sal de que os benefícios não serão para agora. Quem não sabe disso? Será que Merval tem outro tipo de saber sobre obras e suas estruturas são demoradas. Todos sabem que não será para esta década, mas lá pelos anos vinte.

Comenta que Franklin Martins foi ríspido com o Governador Sérgio Cabral. Discorreu sobre diversos fatos, segundo o jornalista ocorrido nesta reunião entre Presidente e Governos Estaduais. Hoje pergunto: Estaria Lula certo quando disse que sentia azia em ler jornais? Acho que sim, pois no dia 3 de setembro, em convalescença não fui muito longe, pois senti náuseas e aí parei a leitura e procurei outro assunto. É muita intriga junta.

Desfolhei o jornal e encontrei uma reportagem: GOVERNO PRESSIONA BASE POR VOLTA DO IMPOSTO DO CHEQUE. Lula tem falado contra, mas a reportagem diz que Lula apoiaria. Será que temos tido tempo de ler outra coisa, pois não é isso que Lula tem dito. (reportagem de Colatina Alencastro). Se bem que no fundo Lula até que gostaria da aprovação. Quer é dividir com o Congresso, que alguns até mesmo da oposição querem, mas não têm coragem de declarar. O PSDB é favorável, mas cadê coragem de afirmar.

Na pagina sete, caderno Opinião, lá está Sardenberg falando e condenando a não compra de plataforma por parte da Petrobrás de outros países, falando até mesmo de que seria mais barato e várias outras coisas, sendo que par isso o governo Lula até isentou e abriu milhares de vagas na nossa indústria naval. Ele que acho ser bem informado, deveria dizer quais as medidas do governo para que tomada essa decisão de produzir por aqui mesmo as plataformas. Muito ao contrário do governo de FHC que findou quase em definitivo essa indústria. Vai longe o Sardenberg, fazendo uma mistura de comentários, talvez para “distrair seus seguidores”

Na mesma página, Demétrio entra com o assunto Palocci e disseca a seu modo, o ocorrido com o ex-ministro da Fazendo, agora muito elogiado pela oposição, quando deseja desqualificar certas atitudes de Mantega. Como os demais, tudo assunto de conversa de comadres. O tema é intrigar, nada mais.

Na página “CARTAS DOS LEITORES”, são aquele festival cartas selecionadas para serem publicadas. Quem não observou isso até agora, não lê as colunas pela Internet, onde o leitor ainda tem o direito de que seja publicado o que pensa, como por exemplo, na coluna do Noblat, com raras reclamações de que alguém fora censurado. Na coluna da Miriam nem me atrevo mais escrever. Acho que leram tantas as minhas indagações que agora estou sempre de fora.

Na coluna da página seis, “RISCOS DO PRÉ-SAL e mais abaixo EXEMPLO REAL quando o autor fala da tentativa do governo aprovar no Congresso um modelo estatizante e vai por aí afora.

Página nove – AUMENTO DE GASTOS EM QUASE TODAS AS PASTAS. Diz que proposta de orçamento privilegia as que dão visibilidade ao PAC, contando com aumento de arrecadação em 2010. Afinal, o governo faria o que o PSDB gostaria que fosse feito e que desse visibilidade aos projeto desse partido, muito defendido por esse jornal? Que o governo fizesse orçamento de gastos sem mirar numa futura arrecadação? Ora, bolas!

Paremos por aqui, visto que vou tomar pouco de ar para não ficar com mais náuseas.

Seis de setembro de 2009