segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mineiro não quer mais paulista em Brasília

Mineiros elegeriam Dilma no 1º turno

Isabella Souto - Estado de Minas

Publicação: 30/08/2010 06:30 Atualização: 30/08/2010 12:06

Uma mulher deverá chegar à Presidência pela primeira vez na história do Brasil – pelo menos se depender do voto dos mineiros. Ex-ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) tem a preferência de 47% dos eleitores de Minas Gerais, uma ampla vantagem sobre seu principal adversário, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), apontado por 28% dos entrevistados. Na terceira colocação, aparece a senadora Marina Silva (PV), com 8% dos votos. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos, nulos e brancos somaram 16%. Os números da pesquisa EM Data apontam para o fim da disputa já em 3 de outubro, dia do primeiro turno das eleições.
Em uma simulação de segundo turno, 49% pretendem votar em Dilma e 34% em José Serra. A vantagem da petista sobre o tucano é grande também na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos. Dilma foi citada por 36% dos mineiros, Serra, por 17%. A dianteira da candidata pode ser explicada por dois fatores: o grande índice de aprovação do seu principal padrinho político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 81% aprovam o seu governo e apenas 9% desaprovam, segundo a pesquisa – e a vontade de 64% do eleitores de votar em quem representa a continuidade. Entre os entrevistados, 26% pretendem votar na oposição.

Mas o mais engraçado foi que Serra foi hoje a Varginha, Sul de Minas, dizer que criará 20 milhões de novos empregos. Logo na minha terra, Serra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.