sábado, 30 de maio de 2009

Eu também tenho direito de palpitar, ou não?


RECOMENDAÇÕES DO ENTENDIDO. (?)

Cenário interno e externo:

A desaceleração da economia brasileira ocorreu de forma relativamente sincronizada com a global, mas aqui a retomada pode ocorrer mais cedo. A tendência da queda dos juros e os bons fundamentos das contas externas destacam o país como uma boa opção de investimentos, mesmo em um momento de elevada incerteza.

As ações implantadas pelos governos para limitar os efeitos da crise começam a afetar positivamente a economia mundial, reduzindo a probabilidade de cenários extremos mais pessimistas. O PIB global para 2009 deve ser negativo e positivo em 2010. Aqui pelo Brasil, porém, acreditamos que não seja negativo, mas não o que o nosso governo esperava anteriormente e que foi reduzindo suas expectativas à medida dos acontecimentos internacionais.

A nossa economia começa a dar sinais de recuperação, mais com os riscos inflacionários baixos. Isso pode se medir pela ociosidade na indústria fazendo com que não tenhamos por hora, riscos de aumentos de preços.

Portanto, em rápidas pinceladas, vê-se que podemos respirar tranqüilos, apesar dos sustos e da grande mídia fazer muito barulho negativo mesmo em situações em que, se não ia tão bem como um ano atrás, também não estava pior que há dez anos passados, onde qualquer resfriado, como dizia o Presidente do Banco Central, se fazia uma grande gripe.

Frase dita acima, pelo Sr. Henrique Meirelles não teve a mesma virulência critica como a que fizeram e ainda fazem da “marolinha” dita pelo Presidente Lula. Tudo no sentido de desqualificar seu otimismo. Imagine se tivéssemos um Presidente pessimista como determinados colunistas de grandes jornais como Miriam Leitão, Carlos Alberto Sadenberg e outros mais que parecem que são? Se Serra ganhar em 2010, dentro da imprensa já se tem candidatos para dois postos, sem nenhuma ingerência do PMDB. (boa essa, não é?).

Pedro Bueno
30/5/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.