sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MAS POR ACASO ELES TEM OUTRO? Mas Aecio, Minas vai gostar?

Presidente do DEM: Só abrimos mão da vaga de vice para Aécio

Posted: 04 Feb 2010 03:58 PM PST
Marcela Rocha, Terra Magazine


“O processo eleitoral se aproxima. As pesquisas são mais frequentes e os ataques entre partidos também. A coligação da oposição ainda aguarda oficializações, mas, para o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), "o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o candidato" a presidente da República. E garante: "Se Aécio Neves quiser ser o vice, abriremos mão da vaga".


- Aécio (governador de Minas Gerais pelo PSDB) já escolheu o candidato quando desistiu (de disputar com Serra quem seria o presidenciável tucano). Então, ninguém discute mais quem é o nosso candidato. Nosso candidato é o governador de São Paulo.


Maia defendia que fosse antecipada a decisão de quem ergueria a bandeira PSDB-DEM, se Serra ou Aécio. Agora, admite que "talvez, a decisão de Serra de se preservar tenha sido correta". "A utilização da máquina estatal foi de forma tão brutal que ninguém teria condição de segurar esse primeiro crescimento (da presidenciável petista, ministra da Casa Civil Dilma Rousseff)", justifica.


O DEM cogitou levar o nome do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (agora, sem partido), como proposta de vice na chapa encabeçada pelo PSDB nas eleições presidenciais de 2010. Após a crise conhecida como Mensalão do DEM, a hipótese foi descartada e o governador expulso do partido.


Em entrevista a Terra Magazine, o presidente do DEM diz achar pouco provável que uma vice-candidatura PSDB-DEM seja definida agora. Contudo já registra o posicionamento de seu partido: "Fora Aécio, não há ninguém no PSDB que tenha condições de tirar (a vaga de) vice do DEM". "Nos sentiríamos muito bem representados por ele", diz.


Terra Magazine - Algumas figuras políticas têm minimizado o resultado das pesquisas eleitorais. Como o senhor avalia isso e como é a relação do DEM com as pesquisas?
Rodrigo Maia - A pesquisa que vale para cada um de nós é aquela que fazemos mensalmente de qual é o nosso desempenho em relação àquilo que projetamos em cima de nossa estratégia. Acho que, desqualificar pesquisas de terceiros não é bom, independentemente de existirem erros, porque isso pode acontecer em qualquer pesquisa. Nós deveríamos, ao invés desqualificar pesquisas, ter as nossas avaliações e, em cima delas, rever nossas estratégias permanentemente.


Com que olhos o senhor analisa o crescimento da pré-candidata petista?
É natural que Dilma tenha crescido. O governo está operando muito. O presidente Lula e ela própria estão usando a máquina pública de forma permanente para a candidata ficar mais conhecida e transformar isso em intenção de voto. Fora isso, é natural que a candidatura do presidente, bem avaliado, apresente crescimento.”
Entrevista Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.