terça-feira, 17 de agosto de 2010

Seria o efeito DILMA?

Agricultores do país estão mais otimistas

Valor Econômico - 17/08/2010

A instabilidade dos preços de algumas commodities e o futuro político parecem não influenciar o otimismo do produtor rural brasileiro para a próxima safra. O Índice de Confiança do Agronegócio (ICA) medido pela Kleffmann - dado composto pela compilação de uma série de itens que influenciam a atividade agrícola - passou de 45%, em 2009, para 50% em 2010. Com isso, 81% dos entrevistados acreditam que para o agronegócio o ano será igual ou melhor que 2009. No ano passado, 70% dos entrevistados tinham essa mesma opinião.

O levantamento realizado pela consultoria de origem alemã especializada em pesquisas de produtos para o agronegócio, identificou que 15% dos agricultores entrevistados têm interesse em aumentar a área plantada na próxima safra. No ano passado, a expectativa de incremento ocorreu para 9% dos entrevistados.

Outro dado que mostra o otimismo no avanço do agronegócio diz respeito aos investimentos em máquinas e equipamentos. A pesquisa indica que 98% dos produtores pretendem manter ou aumentar o volume de recursos destinados para compra de máquinas, enquanto no ano passado o percentual era de 92% para o item.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.