terça-feira, 23 de junho de 2009


AINDA ME IMPRESSIONO.

Ontem à tarde, resolvi ligar a TV Senado. Vi o final do pronunciamento do senador Sarney, que ocupava a Presidência da Mesa. Quando terminou de falar e levou a mão direita para pegar o copo d’água, observei sua mão trêmula e claudicante, sinal de muito nervosismo de um homem calejado pelos embates já vividos em mais de 50 anos de política. Também não é de hoje que Sarney está num baixo astral de sua vida. Desde que ganhou as eleições para Presidente do Senado, tem enfrentado uma guerra infindável de seus opositores.

Nesses poucos minutos que consegui ver, a cada palavra que pronunciava se sentia que fazia um esforço muito grande para dar ênfase em suas palavras. Gaguejava e acho que perdia até um pouco do raciocínio e se esforçava ainda mais para voltar a dar continuidade ao que desejava dizer. Também observei que seu corpo se movimentava demonstrando sentir uma forte pressão dentro de si.

Não entendo que pessoas que conquistaram tudo dentro do meio político ainda se expõem da forma como José Sarney. Será que se perder esse poder teria dificuldades até mesmo para sobrevier? Claro que não, pois hoje um homem rico. Não é esse o problema do Senador. Por que continuar nessa política de grandes pressões, já que sendo um octogenário, poderá sofrer um mal que venha debilitar sua saúde? Para mim, somente um psicólogos para me dar uma resposta ou um bom sociólogo.

Um fato que vi na tarde de ontem, durante o embate de Sarney e Arthur Virgilio: foi o desproporcional nos ataques de Virgilio a Sarney. Não defendo Sarney, claro, mas vamos esse tenha um “piripapo” em pleno exercício de Presidente da casa e da mesa no momento, como ficaria Arthur Virgilio? Não que não tenha o direito de protestar, mas foi rude e ameaçador

O fato é que, com tantas hipocrisias em nossa política até se fica preocupado. Já que ninguém é eterno, Sarney com idade avançada, quando se for para outra, como iremos todos nós, ele será referenciado, enaltecido e com honras de Chefe de Estado. Muitos discursos serão feitos na tribuna até mesmo pelos que hoje o atacam.

Não que Sarney merecesse ser tratado como um deus, pois tem muitos e muitos erros. mas
Senador Sarney, vá para casa. Sossegue-se na ABL. Pior que o senhor tem muitos lá no Senado. Aos poucos vão surgindo nomes de outros envolvidos que hoje estufam o peito e dão gritinhos.
OBS:
Mas o que agora neste instante acabei de ler na Folha....hhummm jogaram o lixo para debaixo do tapete. Que soluções rápidas. Hoje é terça, amanhã dia de jogo do Brasil ... quinta ...até mês que vem , Brasília !!

Pedro Bueno
23 de junho de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.