sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BATER EM DILMA NÃO É BATER EM TODAS MULHES?

Críticas de FHC a Dilma mostram machismo de ex-presidente, dizem ativistas
fonte PT.

As críticas do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso à ministra da Casa Civil e pré-candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, são permeadas por questões de gênero. A avaliação é de ativistas do movimento de mulheres ouvidas pela Rede Brasil Atual.
Para Sônia Coelho, da Marcha Mundial de Mulheres, uma das formas de desqualificar mulheres na política é pela suposta falta de poder de decisão. "Fernando Henrique sabe que um eventual governo Dilma seria continuidade da gestão de Lula. Do jeito que é machista, vai ser muito ruim para ele ver que Dilma, uma mulher, se eleita, vai ter chance de fazer um governo muito melhor do que ele fez e do que (José) Serra faz em São Paulo", dispara.
Partidos e sindicatos demoram a perceber protagonismo das mulheres, diz ativista". A visão de Fernando Henrique é de que as mulheres são seres humanos incapazes de tomar decisões e que não deveriam estar no lugar de poder, mas em casa, lavando roupa", acusa. "Para eles (oposição), as mulheres não deveriam estar na política", prossegue.
Rachel Moreno, diretora do Observatório da Mulher, vai além. Questionada se o pré-candidato governista fosse um homem haveria alusões a fantoches e a ingerência de Lula sobre o sucessor, ela considera que não. Mas acredita que o objetivo da oposição é tentar transformar em negativas duas vantagens da ministra-chefe da Casa Civil.
"A primeira vantagem é o fato de ser mulher, visto pelos eleitores como algo positivo, como mais honestas, mais sérias", lembra. "O segundo ponto é ter o apoio de um presidente extremamente popular como é Lula", aponta.
Em relação ao primeiro atributo, a oposição tenta imputar a Dilma uma sisudez e falta de simpatia como formas de acusá-la de ser pouco feminina. A trajetória dentro do governo, em áreas como as Minas e Energia e a Casa Civil, áreas tradicionalmente dominadas por homens, também faz parte dessa tentativa. "Além disso, tentam transformar o apoio do presidente em uma fragilidade, dizendo que ela é uma marionete", pondera.

Eu penso:
Estava já pensando de como escrever alguma coisa, como por exemplo que as mulheres deveriam reagir aos desaforos atirados contra Dilma e seja visto como sendo a todas as mulheres. 
Penso que FHC ainda imagina que elas devem ser como no passado como estar à disposição para o sexo, sem se importar se ela também teve o seu direito. Que mulheres devem estar à disposição e arrumadas para "mostrar ao seu público". Que em casa deve lavar, passar, cuidar de tudo,mas nunca poder reivindicar alguma coisa para si, pois "seu senhor tem prioridade". 

Não se trata de uma agressão física, mas sim podemos até dizer que sejam agressões mentais, morais que fazem da mulher o seu objeto. Contra isso deve haver algum ítem na Lei Maria da Penha. Isso que FHC merece e as mulheres desse Brasil devem ter dentro de si e colocar para fora todas essa indignações colocadas por FHC. Teremos mais capítulos se não houver uma reação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.