sexta-feira, 31 de julho de 2009

ATÉ TU, MEU CARO TUMA!

deu no correio braziliense
Tuma também leva terceirizado de brinde
De Marcelo Rocha:
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), tem a sua disposição uma funcionária contratada pela Plansul, prestadora de serviços na TV Senado. Ela acompanha o “xerife” da Casa, encarregado de investigar os eventuais deslizes éticos dos colegas, há mais de dois anos. A Primeira-Secretaria tenta identificar os desvios de função nos contratos da instituição com as terceirizadas.
Na última terça-feira, o Correio revelou situação semelhante no gabinete do senador Efraim Morais (DEM-PB). Além de um dia terem pertencido ao mesmo partido, o DEM, Efraim e Tuma têm algo mais em comum: os dois são ex-titulares da Primeira-Secretaria, posto responsável pela administração dos contratos firmados pelo Senado com as prestadoras de serviço.
O funcionário cedido a Efraim está vinculado a ele pelo menos desde abril de 2006, quando o representante da Paraíba comandava a Primeira-Secretaria e a terceirização era feita pela empresa Ipanema. O caso de Tuma, primeiro-secretário entre 2003 e 2004, é mais recente. Mércia Maria Maciel Rodrigues está à disposição dele desde 2007, com salário de R$ 4,1 mil, segundo planilha feita pelo Senado. A Ipanema foi substituída pela Plansul em abril passado, mas os dois funcionários continuam atrelados aos senadores.
Os casos mostram que o desvio de função no Senado, expediente comum entre os servidores comissionados, também chegou aos prestadores de serviço. Procurado pela reportagem, Tuma disse que a prática sempre existiu na Casa e que se antecipou ao primeiro-secretário(1), Heráclito Fortes (DEM-PI), e pediu uma orientação para tomar providências.
O corregedor disse que a funcionária da Plansul cedida a seu gabinete trabalha exclusivamente em atividades voltadas para a área de comunicação social. “Nunca deixei ela cuidar de outros assuntos. Procurei respeitar a profissão dela. As tarefas da Mércia se restringem a à assessoria de imprensa”, alegou o parlamentar de São Paulo. Mércia informou ao Correio que cumpre expediente diário de seis horas e justificou que cuida apenas de assessoria de imprensa de Tuma. Assinante do jornal leia mais em: Tuma também leva terceirizado de brinde
EU:
Se bem me lembro, o senador Tuma muito conceituado lá pelas bandas do Senado, e há razões para isso, tanto que ele era do DEM e por não encontrar apoio dentro do partido, migrou para o PTB. Na época, muitos outros migraram e o DEM ameaçou de que desejaria o mandando, pois esse, segundo a sua direção, não pertencia ao candidato, mas sim ao partido. Mas... mas no caso do Xerife Tuma, como muitos o chamam, não foi nem tocado, deixando por conta do esquecimento. Qual a razão, hem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.