segunda-feira, 27 de julho de 2009

VAMOS BLOGUEAR ??

Coisas de blogueiros

Quando se abre um jornal on-line, nos jornalões somente vejo manchetes de crise, mais crise, escândalos mais escândalos. As manchetes mentem, pois lá por dentro lêem-se coisas que não coadunam com a manchete chamativa. Puro engodo!

Mas já que o primeiro escreve um assunto aí vou para o outro e a matéria é toda igual. Nada diferente e aí pergunto: deve ser a rede funcionando. O Leitor não tem como escapar das tentativas de indução. Os escândalos são os mesmos e a forma de dizer nada diferente.

Mas de qualquer forma escolho um e leio a matéria. Outras iguais, sem tirar nem por em termos de indução, no assunto economia. O que muda é a forma de dizer, não me enganei: é a mesma coisa. Há o sentido desqualificatório quando se tem bons resultados. Quando os números estão bons é por razões de terem seguido o governo antecessor. Quando vai mal é por pura incompetência.

Agora manchetes novas, mas tratados de mesma forma, sem tirar nem por, quando se fala de corrupção. “O governo não combate a corrupção”. Mas pouco se noticia que a PF investigou e apresentou à Justiça casos em que pessoas alinhadas com a oposição, estão metidas numa enroscada de grandes proporções em termos de sonegação fiscal. Mas, quando o assunto é ampliar o Bolsa Família é demagogia eleitoreira. Nesse último caso há um grande estardalhaço, dizendo que deixará um grande abacaxi para o sucessor.

Mas se for ler outro jornalão, o tratamento de matérias que sejam contrarias ao atual governo, nada será diferente. Então me pergunto: Uai, quem copiou o outro? Tudo igualzinho. Talvez mude o nome de uma pessoa intitulada como autora da matéria.

Agora acho melhor procurar pelos blogs. Ao menos esses são mais sinceros. Tem suas opiniões próprias e buscam ver onde está a verdade dos fatos, sem se prostituírem. A grande maioria comenta seus pensamentos até mesmo por idealismo. Tem para suas sobrevivências seus trabalhos fora do jornalismo. Escrevem em seus blogs por idealismo. Externam seus pensamentos sem o receio de perder o emprego.

Então, blogueiros é sinônimo de expor seus pensamentos com LIBERDADE.

Pedo Bueno
27 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.