quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ALGUMAS COMPARAÇÕES LULA X FHC.




Saldo na balança comercial nos últimos quatro anos de FHC:

1998 – Saldo negativo de 6, 474 bilhões de dólares.

1999 – Saldo negativo de 1.261 bilhões de dólares.

2000 – Negativo de 697 milhões de dólares.

2001 – Saldo positivo em 7, 303 bilhões de dólares

2002 – Saldo positivo em 13, 093 bilhões de dólares.

Assim sendo, anos positivos menos anos negativos, os últimos quatro anos de governo de FHC, o saldo da balança comercial foi quase que igual a seis meses do governo Lula em 2009.

Nos seis primeiros meses de 2009. no governo Lula, o saldo foi de 13.987 bilhões de dólares.

O Presidente mascate percorreu o mundo para “vender o seu peixe, não mais ficando na dependência do que os EUA iria nos comprar.

Sabe-se que hoje a China é o maior mercado para os nossos produtos. Antes nossas exportações eram mais dependentes dos mercados europeus e dos EUA. Os americanos que nos compravam 25% e agora somente nos compram 15% das nossas exportações

Essa dependência é que nos levava sempre a ter problemas, mas agora não dependemos somente de poucos países.

O Ministério do Exterior brasileiro deixou de ser um lugar onde Embaixadores eram aqueles de encontros sociais e não de negócios. No governo Lula, cada embaixador passou a ver mais negócios do que “bailes pomposos”, onde um embaixador na Inglaterra fazia muita questão de ser amigo da Família Real.

Voltando sobre os números das nossas exportações, sabemos que no governo de FHC ocorreram uma ou duas crises devido a fatos localizados, diferentemente do governo Lula que foi a maior crise mundial e que o governo agiu rápido, independente da oposição “ranheta”, que fizeram de tudo para ridicularizar lula, por ter dito que a nossa crise não passava de “marolinha”. Agora isso ficou constatado, mas o país era outro e não tão vulnerável como antigamente. Mas tudo isso foi preparado de 2003 em diante.

Pedro Bueno
quarta-feira, sete de outubro de 2009

http://oquepensabueninho.blogspot.com

http://buenomuybueno.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.