sexta-feira, 11 de setembro de 2009

INTERNET - PRÁ QUÊ CENSURA?

Internet

A Internet veio dar uma visão nova de como ler noticias, já não é um “Club fechado”, onde uma mídia política como a nossa tem tido ainda o poder de mexer com as consciências das pessoas.

A Internet nos deu certas liberdades de lermos o que queremos com possibilidades de formarmos juízos mais livremente, visto que em muitos assuntos há opiniões mais diversificadas que notamos não ser escritas por gente que tem que expressar o que seu patrão determina.

A liberdade de opinião, desde que seja de forma respeitosa, há a aceitação por parte de milhões de pessoas.

A própria Internet tem seu modo de censurar os que fogem de certas regras da boa convivência. Não que para angariar mais e mais simpatizantes sem que tenha que reduzir suas palavras, mas sim expressá-las de forma clara e nunca ficar preocupado com quem possa discordar. Isso faz parte.

Sempre teremos leitores, pois o mundo é grande e milhões poderão ser adeptos, mesmo que não façam comentários dentro do assunto que os blogueiros escrevem.

Portanto, não necessitamos que o Congresso elabore regras ou crie lei de censura dos sites ou blogs. Os próprios leitores farão sua autocensura, não mais abrindo o site ou blog que não comungue com que o pensamento de seu leitor que não aceita o que nele contenha, a não ser que veja algumas razões de aproveitar ao menos parte do que o blogueiro pensa.

Outro fato é que em todos os blogs há espaço para que o leitor possa exprimir sua concordância ou não sobre o assunto escrito. Bem diferente de um grande jornalão do Rio de Janeiro, onde há uma página inteira para que seus leitores façam seus comentários, mas se o assunto não estiver na “ordem do dia” e se o conteúdo não combinar... não é publicado coisa alguma.

Há muita diferença da mídia regular e a mídia da Internet. Internet é mais livre de compromissos partidários e comerciais. Como exemplo da maior liberdade pode-se citar o que está por ocorrer na Colômbia, onde o atual Presidente está prestes a aceitar um terceiro mandato. A mídia regular fica em silêncio, nada fala, mas se fosse Lula o interessado o mundo viria abaixo. Há muito que possamos diferenciar entre mídia regular com mídia da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.