domingo, 6 de setembro de 2009


O mundo fantástico da enganação.

Estava eu afastado por motivo de saúde, que ainda me covaleço após uma operação, e agora resolvi ler o último exemplar que havia comprado, mas não tive vontade de ler ao sentir certo nojo nas matérias que sempre penso ser por encomenda de algum chefão.

Na coluna observa-se que o “grande Merval” leva tudo para o lado de intrigar pessoas próximas à Lula, como no caso Franklin Martins, juntando-se a ele, Franklin, o senador Renan. Fala-se sobre o prazo da votação do Pré-sal, no projeto enviado ao Congresso.
Insinua “uma rebelião dentro da base de governo, como fato inédito.

Critica o comentário do líder do PMDB Henrique Fontana, dizendo que o mesmo revela ignorância do assunto Pré-sal de que os benefícios não serão para agora. Quem não sabe disso? Será que Merval tem outro tipo de saber sobre obras e suas estruturas são demoradas. Todos sabem que não será para esta década, mas lá pelos anos vinte.

Comenta que Franklin Martins foi ríspido com o Governador Sérgio Cabral. Discorreu sobre diversos fatos, segundo o jornalista ocorrido nesta reunião entre Presidente e Governos Estaduais. Hoje pergunto: Estaria Lula certo quando disse que sentia azia em ler jornais? Acho que sim, pois no dia 3 de setembro, em convalescença não fui muito longe, pois senti náuseas e aí parei a leitura e procurei outro assunto. É muita intriga junta.

Desfolhei o jornal e encontrei uma reportagem: GOVERNO PRESSIONA BASE POR VOLTA DO IMPOSTO DO CHEQUE. Lula tem falado contra, mas a reportagem diz que Lula apoiaria. Será que temos tido tempo de ler outra coisa, pois não é isso que Lula tem dito. (reportagem de Colatina Alencastro). Se bem que no fundo Lula até que gostaria da aprovação. Quer é dividir com o Congresso, que alguns até mesmo da oposição querem, mas não têm coragem de declarar. O PSDB é favorável, mas cadê coragem de afirmar.

Na pagina sete, caderno Opinião, lá está Sardenberg falando e condenando a não compra de plataforma por parte da Petrobrás de outros países, falando até mesmo de que seria mais barato e várias outras coisas, sendo que par isso o governo Lula até isentou e abriu milhares de vagas na nossa indústria naval. Ele que acho ser bem informado, deveria dizer quais as medidas do governo para que tomada essa decisão de produzir por aqui mesmo as plataformas. Muito ao contrário do governo de FHC que findou quase em definitivo essa indústria. Vai longe o Sardenberg, fazendo uma mistura de comentários, talvez para “distrair seus seguidores”

Na mesma página, Demétrio entra com o assunto Palocci e disseca a seu modo, o ocorrido com o ex-ministro da Fazendo, agora muito elogiado pela oposição, quando deseja desqualificar certas atitudes de Mantega. Como os demais, tudo assunto de conversa de comadres. O tema é intrigar, nada mais.

Na página “CARTAS DOS LEITORES”, são aquele festival cartas selecionadas para serem publicadas. Quem não observou isso até agora, não lê as colunas pela Internet, onde o leitor ainda tem o direito de que seja publicado o que pensa, como por exemplo, na coluna do Noblat, com raras reclamações de que alguém fora censurado. Na coluna da Miriam nem me atrevo mais escrever. Acho que leram tantas as minhas indagações que agora estou sempre de fora.

Na coluna da página seis, “RISCOS DO PRÉ-SAL e mais abaixo EXEMPLO REAL quando o autor fala da tentativa do governo aprovar no Congresso um modelo estatizante e vai por aí afora.

Página nove – AUMENTO DE GASTOS EM QUASE TODAS AS PASTAS. Diz que proposta de orçamento privilegia as que dão visibilidade ao PAC, contando com aumento de arrecadação em 2010. Afinal, o governo faria o que o PSDB gostaria que fosse feito e que desse visibilidade aos projeto desse partido, muito defendido por esse jornal? Que o governo fizesse orçamento de gastos sem mirar numa futura arrecadação? Ora, bolas!

Paremos por aqui, visto que vou tomar pouco de ar para não ficar com mais náuseas.

Seis de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.