terça-feira, 10 de novembro de 2009

Visão politica de Lula




"O Senado precisa estar na nossa mão em 2010"Luiz Inácio Lula da Silva, presidende da República

O senador Aloizio Mercadante (SP), uma das estrelas do PT, sofre um efeito colateral da estratégia de Lula. Com a filiação de Gabriel Chalita ao PSB para concorrer ao Senado patrocinada pelo Palácio do Planalto, o petista passou a ter sua reeleição ameaçada. "O processo de tentar construir uma maioria para Dilma no Senado, com senadores que realmente sejam comprometidos com o projeto, é tão ou mais importante que ganhar governos de Estado", endossa o favorito para vencer as eleições para presidente do PT, José Eduardo Dutra.
Outro cacique governista que tem sua reeleição sob risco é o senador e ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Nas recentes pesquisas de intenção de voto, Renan aparece em terceiro lugar, atrás de Heloísa Helena (PSOL) e do ex-governador Ronaldo Lessa (PSB). Neste caso, porém, Lula trabalha fortemente nos bastidores para garantir uma cadeira na Casa para o aliado de primeira hora. Na última semana, o presidente pediu a Lessa que desistisse de sua candidatura ao Senado em favor de uma candidatura ao governo de Alagoas em 2010. Mas Lessa está reticente. "A minha candidatura ao governo resolve a vida de muita gente, menos a minha", confidenciou a um amigo.
Entre os nomes de peso da oposição, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) é um dos parlamentares que estão em situação eleitoral mais delicada. No Estado, o governador Eduardo Braga (PMDB), outro aliado de Lula, está praticamente eleito para o Senado. Com isso, Virgílio terá que disputar a vaga contra a popular deputada Vanessa Graziotin (PCdoB), apoiada por Lula. Em 2006, o Amazonas foi o Estado em que o presidente conseguiu sua maior vitória, alcançando 78% dos votos. Em Pernambuco, Lula escalou o exprefeito do Recife, o petista João Paulo, para colocar areia nos planos eleitorais dos oposicionistas Sérgio Guerra (PSDB) e Marco Maciel (DEM).
Marco Maciel não é o único político importante do DEM com problemas eleitorais. O líder José Agripino Maia (RN) também enfrentará uma conjuntura muito difícil em seu Estado. Terá como adversários o peemedebista Garibaldi Alves e a atual governadora, Wilma Faria (PSB). "A reeleição de Agripino está difícil. Para isso, ele precisará dividir a base de apoio da governadora Wilma, além de atrair o PMDB", disse o deputado estadual peemedebista Nelter Queiroz.
fonte: istoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.