quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vamos dar um crédito a Miriam Leitão neste fina de 2010

Brasil sentiu forte a crise e termina o ano em crescimento
Quando pegamos os dados e olhamos para trás vemos que 2009 foi um ano muito difícil. O governo teve durante dez meses queda da arrecadação em relação ao mesmo mês do ano anterior. Só o comércio exterior perdeu US$ 90 bilhões em importação e exportação. O ano termina com crescimento zero. Ou seja, o país realmente sentiu fortemente a crise, mas felizmente termina o ano já em ritmo de crescimento.
O Brasil vai crescer no próxImo ano. O grande desafio será as contas públicas. O governo aumento muito os gastos com máquina Pública. Só a folha salarial do governo teve aumento de 17% de janeiro a novembro em comparação ao mesmo período do ano anterior. É um desafio para 2010, ano eleitoral.
O mundo saiu do risco de repetição da crise de 29, mas os governos gastaram muito, aumentaram muito a dívida e precisarão retirar esses estímulos fiscais e monetários. É um ano de desafio porque esses incentivos precisam sair antes que provoquem inflação.
É um desafio para Ben Bernanke, presidente do Fed, que foi eleito Personalidade do Homem na revista Time. Ele pode fazer por merecer o prêmio no ano que vem se conseguir retirar no momento certo os estímulos ficais e monetário. O que ele fez até agora foi aumentar gastos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.