quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O DESEPERO DO DEMISTA CAIADO.







07/01  -  Em ano eleitoral, Caiado critica apatia da oposição - Diário da Manhã/GO



O ano eleitoral começa com estranhamento na oposição. O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), fez críticas ontem ao principal parceiro e aliado, o PSDB, por causa da demora na tomada de decisões sobre a candidatura à Presidência da República e pela atuação, considerada por ele reduzida no combate ao governo no parlamento. “Sem dúvida, há um apagão da oposição”, reconheceu Caiado. O líder prevê a dispersão na campanha para a Presidência da República, com cada agente se preocupando mais com a eleição nos Estados, caso uma efetiva articulação partidária com a definição da chapa nacional se postergue para março ou abril.

“Esse é um mês excelente para estar se reunindo. É hora de articular, de fazer contra-ataque ao governo, de reagir. Férias são para o governo e não para a oposição”, afirmou Caiado. A cobrança do líder à própria oposição partiu da constatação de Caiado de que há um “apagão cívico” no País, uma espécie de apatia em relação a atitudes do governo, como usar a máquina de forma política e partidária e realizar uma conferência de comunicação buscando instituir a censura aos meios de comunicação.


Mesmo com os três partidos, DEM, PSDB e PPS caminhando juntos na eleição, o líder presume um resultado de pouco empenho na campanha nacional se o processo seguir desarticulado. “Uma coisa é estar em uma aliança com a participação direta no processo, e outra é estar ali sem o compromisso de ser ouvido”, reclamou Caiado.

“É necessário administrar a ansiedade”, reagiu o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), ao saber da cobrança de Caiado. O líder tucano afirmou que a campanha vai mesmo começar a partir das convenções em junho e que a definição de candidaturas tem o seu momento certo. “O fato é que há de se fazer um trabalho de agregação, de incorporação de novas forças políticas e sociais na ideia de uma disputa para ganhar”, afirmou Aníbal. “O PSDB está atento a isso. Eu, por exemplo, não faço outra coisa”, disse.

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) afirmou que a população não está preocupada neste momento com a eleição. “O governo é que quer antecipar a disputa para polemizar entre o presidente Lula e o nosso candidato. A articulação agora tem de ser feita pelas direções partidárias. Não é preciso ter candidato agora.” (AE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.