terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Diferanças...

Quais as coincidências e diferenças?

Li, na coluna de Ancelmo Gois uma narrativa sobre o ACM Neto, dizendo que esse parlamentar baiano se amava e para tal, mantém na parede de seu gabinete um enorme retrato seu.

Coisas muito comuns entre ACM Neto e Ruy Barbosa:

- Os dois são naturais da Bahia e de Salvador.
- Os dois são o que podemos chamar de... nanicos.

Há outras coincidências entre os dois?

Sim, ACM Neto é deputado federal e o que é pior: do DEM Ruy foi o que se pode ler abaixo, isso mesmo reduzindo-se a sua biografia.

Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. Bacharelou-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início da carreira na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição. Por divergências políticas, seu programa de reformas eleitorais que elaborou, mal pode ser iniciado, em 1891. Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. O discurso causaria a ruptura definitiva das relações do Brasil com a Alemanha. Apesar disso, recusaria, três anos depois, o convite para chefiar a delegação brasileira à Conferência de Paz em Versalhes.

Pedro Bueno
7/12/2009

referente a: (1) Twitter / Home (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.