terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Votação secreta é novidade no DEM?


O DEM nunca gostou de votação em aberto

Decisão sobre expulsão de Arruda terá voto secreto

Sistema dará proteção aos membros da Executiva do DEM que defendem que o governador do DF não seja expulso

De Marcelo de Moraes, Christiane Samarco e Carol Pires, de O Estado de S.Paulo:

A reunião da Comissão Executiva Nacional do DEM, que discutirá a proposta de expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, será feita no sistema de voto secreto.

Num momento em que o governador tem operado intensamente no plano local para evitar seu impeachment, o sistema de votação secreta abre uma brecha para que Arruda tente convencer seus companheiros de partido a absolvê-lo da acusação de envolvimento no chamado escândalo do mensalão do DEM sem que se exponham publicamente.

O artigo 99 do estatuto do DEM prevê que aplicações de medidas disciplinares sejam feitas apenas com dois tipos de votação: a secreta ou por aclamação.

O comando do partido, entretanto, preferiu não fazer o sistema de aclamação. Assim, com 45 pessoas participando da decisão (alguns com direito a ter mais de um voto) somente será possível saber como cada membro da Executiva votou na hipótese improvável de a decisão ser tomada por unanimidade.

A justificativa da direção do partido para adotar o voto secreto é novamente baseada na ideia de não cometer deslizes jurídicos no processo de julgamento para reduzir as chances de Arruda conseguir reverter sua punição apresentando recursos à Justiça.

Leia mais em Decisão sobre expulsão de Arruda do DEM terá voto secreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.