sexta-feira, 5 de março de 2010

TENDÊNCIAS DO P.T. PRIMEIRO TURNO 2010

Posted: 04 Mar 2010 09:18 AM PST

Do blog OPINIÕES - SERGIO TELLES.

As tendências do PT no primeiro turno de 2010


O gráfico acima mostra um contínuo crescimento do "voto de primeira hora" com o projeto do PT, desde 1989. Claro que pontualmente ocorreram momentos em que houve uma perda de fôlego, como em 1998 e 2006, ou de grande fôlego como em 2002, impulsionado pelo caos dos 8 anos de FHC.
De maneira geral, o PT cresceu em média 8,5 pontos em cada primeiro turno de eleição, desde 1989, e sempre apresentou participação crescente, mesmo nos momentos mais adversos.

O que fica mais claro é que a reta de tendência tirada, independente de se ter sempre nas 5 eleições anteriores a figura de Lula contra diferentes candidatos, além de claro contra a mídia golpista, e agora a candidata é Dilma, mas apoiada e sustentada por 8 anos bem sucedidos de um governo de imensa aprovação do PT, tem força para que se realize em 2010 mantendo o crescimento histórico.

O projeto do PT é cada vez mais aceito, independente do enorme barulho da grande mídia, que sempre joga e jogou contra, seja em 1989 com o debate editado, em 1994 com o "Plano FHC", em 1998 disfarçando a quebra do Brasil, em 2002 tentando esconder FHC do noticiário e em 2006 desferindo a maior guerra midiática jamais vista, iniciada desde o ano anterior e que culminou com o episódio da postergação da eleição para 2 turnos, quando todos já esperavam um desfecho logo no primeiro turno. O mais vexaminoso é que o candidato "deles" acabou somando menos votos que no primeiro turno, fato ridículo e que mostra como aquela eleição anterior havia contado com a ridícula manipulação da grande mídia, liderada pela Globo.

Não há porque duvidar que Dilma possa sim atingir patamares na faixa dos 55% a 60%, ou até um pouco mais, em função do sucesso do governo, da clara necessidade que toda a população (em todos os níveis e lugares do Brasil) percebem da continuidade de projeto construido solidamente nos últimos anos e que a oposição sequer apresenta algum projeto alternativo, os demais candidatos são apenas projetos de poder ou de atraso.

Além de tudo, 2010 não é mais como os manipuláveis anos 80 ou 90, aonde a Globo e outros poucos impérios da comunicação eram donos da verdade e da notícia, hoje temos uma rede alternativa respeitável e com forte credibilidade, atuante em todos os episódios importantes da história recente e capaz sim de fazer a corrente pró-Dilma ficar ainda mais consolidada tal como já ocorreu pró-Lula em 2002 e principalmente em 2006.
Diferente desses anos anteriores, inclusive, a articulação da comunicação alternativa multiplicou-se mesmo em anos sem eleições (desde o início de 2007 sem interrupções), aproveitando novas ferramentas e o compromisso crescente da "militância virtual" cada vez mais numerosa e a qual inúmeros exemplos sigo com orgulho citando-os neste blog, apesar de existirem muitos outros os quais descubro e incluo na medida do possível. Não só isso, a articulação virtual pulverizou-se, há blogueiros e sites em todos os cantos do Brasil, desde o sul sempre muito forte até diversos estados do Norte e do Nordeste, diferentes estilos, formatos, a propagação é imensa e preparada para chegar muito forte nos meses pré-eleição, sobretudo agosto e setembro próximos.

O ciclo que o Brasil preecisa para dar o grande salto para o século XXI ainda está apenas no início, precisamos de 20 ou 30 anos ainda sob forte crescimento para poder atingir níveis desejáveis de desenvolvimento econômico e social, de redução da desigualdade regional e social. Um Brasil que começou a pensar em todos ainda precisa de muito, em diversos vetores, e boa parte da população está consciente de seu papel.

O projeto que representa esse Brasil é apenas um, o projeto do PT, aliás o único projeto claro de Brasil que existe, o Brasil de quem ama o Brasil e os brasileiros.
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 01:21 0 comentários
Marcadores:
Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.