domingo, 13 de dezembro de 2009

BUSCANDO NO PASSADO...



Já naqueles tempos...

Em determinado momento seu governo entrou em conflito com os elementos mais conservadores da sociedade. Naquela época, as forças sociais mais importantes e que davam sustentação ao Império eram a aristocracia rural, formada pelos senhores de escravos, o exército e a Igreja.

As dificuldades da economia, agravadas com os gastos decorrentes da Guerra do Paraguai e, principalmente, a abolição da escravatura colocaram a aristocracia rural contra o imperador.

As forças liberais que o apoiavam passaram a achar que ele já estava velho e ultrapassado e que não era mais capaz de promover rapidamente as reformas que o país almejava. D. Pedro II foi deposto de forma pacífica e sem nenhuma espécie de participação popular no dia 15 de Novembro de 1889, através de um golpe militar do qual fez parte o Marechal Deodoro da Fonseca, que seria mais tarde o primeiro presidente republicano brasileiro. Pedro II aceitou com certa naturalidade o golpe, fazendo ardentes votos por grandeza e prosperidade ao novo regime. O ex-imperador e sua família foram exilados e mudaram-se inicialmente para Portugal e a seguir para França.

Minha observação:

Já naqueles tempos... qualquer semelhança com fatos ocorridos tempos depois e para ser mais atual, uns quarenta e poucos tivemos algo quase que semelhante. Disse quase.

Mas na verdade entrei no Google para ver os primeiros projetos de vanguarda do Imperador, mas já se sabendo que na imprensa partidária da época, se veria na manchete de jornal o seguinte:

“Imperador tenta usurpar uma idéia já lançada por FHC”.

Com todo respeito,é mera gozação, mas acho que há certa coincidência. Dê seus pitacos fazendo comentários.

Pedro Bueno

13/12/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.