sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Na maior capital do pais



Não sei o que seja meio ambiente. Não estão vendo por aqui?

Vou lendo e ouvindo aqui acolá, coisas sobre meio ambiente, de energias não renováveis, que o petróleo iria acabar daqui a 30 anos, (isso ouvi já uns 40), que as matas atlânticas espalhadas pelo esse país todo estão prestes de serem extintas, que o uso das sacolas plásticas é ruim para o meio ambiente, assim como garrafas pet e por aí vai.
Aqui pelo Brasil é isso, mas de uma coisa posso com certeza afirmar que muitos que falam desse tema nunca saíram de seus gabinetes refrigerados, de suas praias de finais de semana e que, suas férias preferem Europa ou EUA, quando não, por questões outras, o Caribe.
Mas nesses dias tenho lido alguma coisa, pois não há como não ler ou ouvir os “especialistas” do assunto. Vez por outra ouço numa rádio que troca noticia um cidadão até que bem afeiçoado, locutor de noticiário noturno, que aos sábados e domingos faz uma apresentação com belos vocabulários, mas meio que prolixo dando de bom entendedor da matéria. Posso estar até enganado, mas acho que sua cadeira numa universidade aqui no Rio é sobre o assunto. Se não entendo do assunto, então fico a admirá-lo pela sua bela sabedoria. Mas será que ele já saiu da cidade grande?
Mas de Copenhague, ouço e leio gente que não sabe o que quer se fala e escreve de economia, política ou agora meio ambiente. Outros que por lá estão, até me parece que “dão noticia da noticia”, pois demonstram sempre meio que a procura do que falar. Quanto a “dão notícia da noticia”, é como eu que não estou por lá então leio e vejo o noticiário e escrevo ou falo como estivesse bem presente.
Mas uma não posso deixar de dizer que por um descuido da Ministra, seu erro do “não” faltou para completar uma frase, passou a ser mais importante do que falar do que está ocorrendo em Copenhague.
Outro fato é que Serra na poderia faltar e ser bem acompanhado pela grande mídia nacional e aprovado “quando aprovou” a proposta de Marina Silva que achou que o Brasil deveria fazer uma doação de um bi de dólares para países mais pobres e com isso viria estimular os ricos a se comprometerem também. A ministra deu como resposta de que o Brasil já faz ajuda a algum tempo de outra forma.
Enfim, no meu pobre entender desse assunto, acho que o que vi foi e será mais uma bela excursão pela Dinamarca, tanto que um dia uma das belas figuras disse na sua rádio de que iria conhecer a capital norueguesa, pois ninguém é de ferro.
Pelo visto, também, a imagem que me deixou transparecer é de que há muita gente aproveitando do problema para viver bem, à custa de quem e seria bom o senador Álvaro Dias pedir uma CPI.INTERNACIONAL.

Pedro Bueno
16/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.