segunda-feira, 8 de junho de 2009

A crise de Miriam Leitão

Ela está cansada e por isso vê tudo muito perigoso à sua frente.
Crise
Vendas em supermercados começam a piorar
O primeiro quadrimestre foi bom. Mas em maio a situação começou a mudar. Não há exatamente queda de vendas, mas aumentaram as vendas a prazo, e começam a ser procurados produtos mais baratos. Quem contou foi o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, Sussumu Honda.
Nos primeiros quatro meses as vendas nos supermercados cresceram 5,7%. Isso é uma queda do ritmo de 8% que crescia no ano passado, mas é muito bom para um período de crise. Ainda mais que houve uma deflação de 0,7%, o que significa que se o faturamento caiu, apesar da queda dos preços, é porque a alta foi ainda maior.
Sussumu Honda disse que aumentaram as vendas de produtos que se consome em casa:
-Sorvete de dois litros a família compra para consumir em casa, salgadinhos sólidos a família compra para comer em frente a televisão na hora do jogo. Coisas assim têm aumentado a venda. Esses e outros sinais mostram que as famílias estão cortando a refeição fora de casa e aumentando as compras para alimentação em casa - disse ele.
Sussumu Honda diz no entanto que os primeiros dados que estão sendo compilados sobre as vendas de maio, não estão tão bons quanto nos primeiros quatro meses do ano.

A matéria acima foi escrita por Miriam Leitão no jornal O Globo de cinco de junho 09;
Comentários de leitores da coluna de Miriam Leitão
Nome: Julio Brant - 5/6/2009 - 11:09Me impressiona o quanto a imprensa nacional, em especial a sua coluna, tem o prazer e quase o dever de dar notícias ruim. Elas têm que ser dadas. Mas não com todo esse peso. Criando terror, apostando contra o país. A imprensa estrangeira, qualificada no assunto, como a The Economist, da qual também sou assinante, acredita mais no Brasil do que vocês. Deveriam rever sua postura sob pena de perder a credibilidade. Não sou Lula e nem muito menos PT, mas está cada vez mais evidente a campanha de sua coluna contra o governo e, conseqüentemente, contra o Brasil.


Apelido: LeoNatal - 5/6/2009 - 7:39Francamente, é como um amigo escreveu aí em baixo: Antes de ler este blog tem que tomar um calmante!As vendas cresceram 5,4% nos 4 primeiros meses e a blogueira coloca um título bem parcial: "Vendas começam a piorar"Como assim começam a piorar? Será que esta "super" queda de 2,6% não tem a ver com a chegada do inverno ou outro fator? Francamente, pergunta em todo o mundo qual o setor que conseguiu crescer 5,4% nestes 4 meses!Só no Brasil mesmo! E a crise virou marolinha mesmo, mas tem gente que teima em ver Tsunamis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.