quinta-feira, 11 de junho de 2009

Emquanto isso, Merval diz.....

..........o PT acabou!
Isso quem disse foi Merval Pereira no seu comentário no dia 10 de junho de 2009, pela Rádio CBN, às 12:15, no programa do Sardenberg, baseado na opinião de Monte Negro, do IBOPE.

04/06/2009
Maior que a crise

Lula é o primeiro presidente pobre do Brasil.
Só isso lhe dá uma vantagem extraordinária sobre seus antecessores, já que governar o Brasil ainda é, essencialmente, governar pobres.
Lula sabe muito melhor que seus antecessores o que essa maioria esmagadora e esmagada quer. Um visionário orgânico. Por isso sua defesa do assistencialismo, do salário mínimo, da inflação baixa, da estabilidade. Daí sua popularidade.
A crise pouco arranhou sua aprovação popular. De 70% de ótimo/bom em novembro, Lula caiu a 65% em março, mas logo voltou a subir para 69% em maio, revela o Datafolha.
Ou seja, a maior crise econômica global em décadas parece ter sido mera marola para a aprovação do presidente.
E o país ainda se sai relativamente bem na crise. O sistema financeiro, epicentro da hecatombe global, aqui está forte e nos fortalece, apesar da demonização estúpida dos banqueiros. O soluço dos bancos pequenos foi bem resolvido pelo Banco Central, sem a necessidade de gasto público. O crédito voltou, mais competitivo, e avança no essencial setor imobiliário. As desonerações de carros e outros bens de consumo seguram uma parte da indústria ao menos, e o PAC, mesmo lento, já movimenta alguns grandes canteiros pelo país.
Bons economistas preveem o PIB brasileiro crescendo a um ritmo de 5%, 6% perto da eleição presidencial de 2010. O Brasil pode sair maior do que entrou na crise. Lula também.
Acredito na análise de Kennedy Alencar, de que o petista não quer o terceiro mandato consecutivo. Mas ele será uma sombra inescapável na disputa pela sua sucessão. O PT terá ainda a máquina pública, cada vez maior e mais aparelhada, e um programa de obras, o PAC, cheio de licitações e oportunidades.
Ah, e uma oposição frouxa.
O caminho para Dilma Rousseff nunca esteve tão aberto. Só vai depender dela.

Sérgio Malbergier é editor do caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo. Foi editor do caderno Mundo (2000-2004), correspondente em Londres (1994) e enviado especial a países como Iraque, Israel e Venezuela, entre outros. Dirigiu dois curta-metragens, "A Árvore" (1986) e "Carô no Inferno" (1987). Escreve para a Folha Online às quintas.E-mail: smalberg@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.