terça-feira, 9 de junho de 2009

FHC preocupado com Lula no piloto automático.

NÃO CONSIGO ENTENDER QUAL A DE FHC

Às vezes fico sem entender o que dizem determinados homens públicos, com grande conhecimento da vida nacional e de alto nível intelectual, como o ex-presidente FHC.

Numa reportagem no jornal O Globo deste dia 09 de junho, página 21, FHC que tem receio do que está ocorrendo na economia brasileira e que “Lula está no piloto automático”.

Que tudo que está sendo feito, está se jogando para 2011, ou seja: para o próximo governo, que espera que seja do PSDB.

Diz que o atual governo esta aumentando gastos correntes num momento de queda de arrecadação. Acha que poderá haver desequilíbrio financeiro, e isso possa gerar inflação e aumentos de impostos e de inflação.

FHC se esqueceu de que foi no governo dele que a carga tributária que era de 27% e a deixou para o governo Lula em torno de 35,5%. Hoje com Lula não reduziu, mas se encontra em torno 37,5%, que convenhamos é altíssima, sem dúvida.

Mas, por outro lado, acha que, apesar da recessão, o país está se saindo muito bem. Que a economia está mais robusta.

Quanto aos juros, em seu governo teve o maior pico que foi de 26,5%, quando passou o bastão de Presidente para Lula, em janeiro de 2003. No governo Lula os juros estão prestes a caírem ao patamar de um dígito.

Inflação FHC ao deixar o governo, era de 13%, sendo que Lula está prestes a deixar para o próximo governo em torno de 4,5%

Se o governo Lula gasta muito, como diz FHC, hoje a dívida interna está em torno de 36%, muito diferente do que deixou FHC, em 58%. Como agravante FHC quando pegou o governo essa dívida era o que está hoje: 36% do PIB.

A Balança Comercial, mesmo em momento de forte crise mundial, deve ter um saldo positivo de mais de 20 bilhões de dólares, diferente de vários anos do governo de FHC, que não chegava a esses valores. Evidentemente para o governo Lula esse ano não será bom neste quesito, se verificarmos que já teve saldo de mais de 40 bilhões de dólares.

Mas um grande feito deste governo foi saldar toda dívida com o FMI e Club de París, fato que encheu de alegria todo o povo brasileiro, pois não vamos mandar Ministros até esse órgão de pires na mão, pois nem os juros pagavam que eram acrescidos ao principal.

A divida externa hoje está controlada, sendo que as nossas reservas agora são muito superiores, chagando a 205 bilhões de dólares, que se deve dizer que nela estão incluídos empréstimos de prefeituras e governos estaduais, mais de empresas que o governo age como avalista e também feito pelo próprio governo central.

9 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.