sexta-feira, 10 de julho de 2009

Blog da colunista do jornal O Globo Míriam Leitão sobre economia - Míriam Leitão: O Globo

Copiar para ficr gravado. Miriam, como sempre, tem muitas saudades do FMI. 

Enviado por Bruno Villas Bôas -

PERSPECTIVA ECONÔMICA
FMI: Brasil nem pior nem melhor que a média mundial

O desempenho da economia brasileira não será nem melhor nem pior que a média mundial neste ano ano e em 2010. Esta é a conclusão que se chega ao olhar os novos cenários divulgados nesta quarta-feira pelo FMI, na versão atualizada do documento Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês).

O FMI melhorou sua projeção de crescimento da economia brasileira para 2010, de 2,2% para 2,5%. Mas manteve a perspectiva de um tombo de 1,3% neste ano, acima das previsões do Banco Mundial (queda de 1,1%) e da OCDE (retração de 0,8%).

Esse desempenho está em linha com o que o fundo prevê para a economia mundial: ela vai encolher 1,4% neste ano e crescer 2,5% em 2010. As economias emergentes, no entanto, devem crescer 1,5% EM 2009 e 4,7% no próximo ano, prevê o fundo.

E a revisão da economia brasileira foi a menor entre os principais países emergentes, os Brics. O FMI elevou, por exemplo, a previsão de crescimento da Índia em 2009 (de 4,5% para 5,4%) e 2010 (5,6% para 6,5%). No ano que vem, a Rússia crescerá 1,5%, ante uma previsão de apenas 0,5% do relatório de abril.

No gráfico abaixo, os cenários do FMI para a economia mundial. A linha laranja é o desempenho dos países emergentes. A linha azul é a média mundial e a vermelha, das economia desenvolvidas:

Blog da colunista do jornal O Globo Míriam Leitão sobre economia - Míriam Leitão: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.