sábado, 11 de julho de 2009

Impostos e mais impostos? Seja simplório.

Fala-se muito em Reforma Tributária

Todos sabem que a carga tributária é altíssima aqui pelo Brasil, mas todos que até hoje falam dessa necessidade, parece que nunca se interessaram muito, inclusive lá, pelo Congresso Nacional.

No Congresso, os próprios parlamentares não se esforçam muito para que haja uma redução nas taxas de arrecadações, visto que com isso talvez imaginem que sobrará menos para suas cotas que sempre os governos fazem a cada um deles, quando do estudo do orçamento anual.

Quanto aos governos estaduais, estes também nunca querem que suas arrecadações caiam e não se planejam para ter no primeiro instante tenha-se de fato, uma queda, mas com a desoneração logo há crescimento econômico e com isso o sistema passa ser elástico e volta a ter impostos mais baixos mas com demanda maior internamente e os custos para exportações da mesma forma e daí é coisa de primeiro mundo em termos de impostos justos.

Quantos desse bolo todo arrecadam estados e municípios. Ao se falar de impostos, tem-se muita imagem negativa somente do federal, mas o grosso está nos estados e municípios, também.

Lógico que o assunto demanda muito mais discussão. O que escrevi é coisa do nosso dia a dia ao lermos assuntos econômicos. O fato que se tentou, mas perguntem aos governadores dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o que eles poderiam dar de contribuição para que de fato se tenha uma Reforma Tributária.

Imposto de RENDA.
Muita gente fala de IR, mas o salário por acaso pode-se chamar de renda?Para mim renda quando eu tenha um bem e uso dele para alugar, por exemplo. Isso sim se pode chamar de renda, como aplicações financeiros para citar apenas dois exemplos.

Por acaso uma empresa não desconta tudo para depois achar seu lucro e daí que incide o imposto de renda? Acho que sim, mas depois de descontar até o custo da gota de óleo para que seu caminhão tenha que consumir para se juntar a cadeia de produção, por exemplo, de uma empresa.
Agora uma perguntinha: para fazer com que o ser humano tenha combustível para que também possa executar uma tarefa ele não tem custos que deveriam ser abatidos? Vestuário transporte até ao trabalho, enfim uma enorme gama de gastos para que a máquina humana possa ter sua energia para produzir. Muita coisa mesma que não se pode deduzir e ainda tratam o assalariado, quando para desconto da mesma forma, mas sem as devidas despesas descontadas para movimentar a máquina humana funcionar. Não fiquem chateados com essa chatice e de maneira muito simplória. Faça você mesmo um esforço, pois eu já estou até cansado de ouvir falar em carga tributária.

Bueno
11/7/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.