quinta-feira, 2 de julho de 2009

Prá que esta foto aqui?
Ah, é só para lembrar!





deu no correio braziliense
PT mira em herança do DEM na Mesa Diretora
Após rompimento do Democratas com Sarney, caciques petistas decidem atacar atos da Primeira-Secretaria, órgão que está há 20 anos nas mãos de ex-pefelistas
De Marcelo Rocha:
O PT partiu para cima do DEM, responsável pela área administrativa do Senado nos últimos anos, foco de algumas das irregularidades recém-descobertas.
A estratégia foi definida em encontro da bancada petista, que também avaliou ter outro trunfo na mão: o discurso do líder tucano Arthur Virgílio (AM), que admitiu na tribuna ter recorrido ao ex-diretor-geral Agaciel Maia quando o parlamentar teve problemas com o cartão de crédito durante uma viagem internacional.
Os dois movimentos petistas evidenciam o rearranjo de forças na Casa, embaralhado desde a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a Presidência em fevereiro. Naquela ocasião, PT e PSDB se juntaram para derrotar Sarney. A crise em torno do peemedebista, no entanto, acelerou esse processo, reaproximando PT do PMDB de um lado e do outro, DEM e PSDB.
Partir para cima dos democratas foi a saída encontrada pelo PT para conter a cobrança diante da postura amena adotada pela sigla no caso Sarney, acossado pela onda de escândalo — um neto dele, por exemplo, é investigado por ter intermediado crédito consignado oferecido a funcionários do Senado.
O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), lembrou que há 20 anos a Primeira-Secretaria, órgão mais importante da Casa após a Presidência, sempre esteve nas mão do DEM. “A crise é mais profunda e tem mais gente com responsabilidade”, disse o representante de São Paulo.
A Primeira-Secretaria cuida dos contratos com as empresas terceirizadas. A Polícia Federal investigou fraudes em contratações firmadas pelo Senado durante a gestão de Efraim Morais (DEM-PB).
Os policiais monitoram um lobista que, em troca de suposta propina, teria negociado o resultado das licitações, num total de R$ 35 milhões anuais.
O tal lobista assessorou Efraim no setor, tinha acesso irrestrito ao gabinete do parlamentar mesmo depois de desligado do setor e mantinha uma sociedade oculta com o democrata. Efraim nega envolvimento nas irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar, mas respeitar.